Pastoral Juvenil participa do IV Congresso Vocacional do Brasil

Pastoral Juvenil participa do IV Congresso Vocacional do Brasil

“Mostra-me, Senhor, os teus caminhos” (Sl 25, 4) foi a Palavra de Deus que inspirou e acompanhou o IV Congresso Vocacional do Brasil, realizado entre os dias 05 e 08 de agosto de 2019 em Aparecida/SP, com o tema: “Vocação e Discernimento”. O Congresso, que reuniu aproximadamente 650 pessoas ligadas aos serviços de animação vocacional no país, foi uma realização da Coordenação da Pastoral Vocacional do Brasil.

O objetivo do Congresso era o de refletir sobre a questão das vocações na realidade eclesial nacional, considerando os novos contextos sócio eclesiais, que exigem ousadia na apresentação de propostas vocacionais, e uma aplicabilidade correspondente entre os jovens e as suas famílias, a fim de promover a cultura vocacional na Igreja do Brasil. Para isso, foram convidados os bispos, sacerdotes, consagrados e leigos, ligados aos serviços de pastoral vocacional nas dioceses, mas também nas diversas expressões eclesiais, como por exemplo congregações, movimentos, institutos religiosos e comunidades novas.

A programação do evento contou com diversos momentos formativos, com destaque para a participação especial do sacerdote italiano Pe. Amedeo Cencini, além de momentos de espiritualidade e de testemunhos. O Congresso trouxe ainda em seu cronograma a realização de grupos de trabalho e oficinas com temáticas específicas ligadas ao discernimento vocacional.

“O Congresso tem esse carinho especial pelas novas gerações, esse desejo de formar os acompanhadores e animadores dos jovens para ajudar e orientar como guias a nossa juventude. Que Deus nos ajude e que o documento final desse IV Congresso sirva com pistas práticas para auxiliar não apenas a Pastoral Vocacional, mas também a Pastoral Juvenil e todos que trabalham com os jovens brasileiros”, comenta Padre Elias Silva, coordenador nacional da Pastoral Vocacional.

Dentre as oficinas realizadas no decorrer do encontro, um tema específico “Juventude e Vocação” foi ministrado pelo Pe. Antônio Ramos (Pe. Toninho), assessor nacional da CEPJ, onde se trabalhou a partir da reflexão final do sínodo da juventude e da exortação apostólica “Cristus Vivit”, do Papa Francisco.

Nesse intuito de incluir e aproximar as expressões que desempenham trabalhos de evangelização e formação para as juventudes, foram disponibilizadas vagas para a Pastoral Juvenil do Brasil. Gabriel Sampaio, jovem  representante das Novas Comunidades na Pastoral Juvenil Nacional, esteve presente no Congresso e partilha:

“Me alegro por esse momento que vivemos hoje. Me alegro em poder ver uma Igreja que aceita parar e olhar com especial atenção para as juventudes. Como jovem vocacionado, desejo dizer aos adultos que nos acompanham ‘Não tenham medo de apresentar-nos caminhos autênticos do seguimento de Jesus, de apresentar-nos claramente as vocações nas suas alegrias, na sua beleza, mas também nas suas exigências. O jovem não recuará diante do desafio, mas sim diante de uma proposta superficial e sem sentido…”

da redação, Jovens Conectados.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email