Pastoral juvenil latino-americana: “Francisco, estamos aqui”

Pastoral juvenil latino-americana: “Francisco, estamos aqui”

Jovens das Pastoral Juvenil Latino-americana escreveram uma Carta ao Papa, declarando que o apoiam e rezam por ele. Ontem (17/10) foi entregue ao Papa a Cruz da Pastoral Juvenil Latino-americana. O jovem Lucas Galhardo da Pastoral Juvenil da CNBB, fala da experiência!

No dia de ontem (17/10) os jovens latino-americanos vivenciaram um momento marcante no Sínodo. Entregaram ao Papa Francisco a Cruz da Pastoral Juvenil Latino-americana. Para falar sobre a Cruz e a Carta dos Jovens Latino-americanos ao Papa, o jovem Lucas Galhardo da Pastoral Juvenil da CNBB, fala ao Vatican News.

“Primeiramente – explica Lucas – a cruz representa o símbolo da Pastoral Juvenil, que é a integração das pastorais juvenis da América Latina e Caribe. A Pastoral une os jovens através de encontros, documentos, subsídios a nível latino-americano, tendo como símbolo principal a cruz”.

Papa Francisco e os Jovens da Pastoral Juvenil Latinoamericana

Os padres sinodais e jovens latino-americanos, entre os quais o representante do Brasil Lucas Galhardo, acolhem o Papa Francisco na Sala do Sínodo para lhe entrar a cruz da Pastoral Juvenil Latinoamericana e com a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe. #Synod2018 ??#ConectadosNoSinodo ??#PastoralJuvenildoBrasil #PJLatEnElSínodo

Publiée par Jovens Conectados sur Mercredi 17 octobre 2018

As cores da Cruz 

Em seguida Lucas descreve a particularidade das cores da cruz entregue ao Papa: “A cruz da Pastoral Juvenil Latino-americana, tem as cores que representam cada região dentro da Pastoral: verde, representa a Região do México e América Central; amarelo-laranja, representa a região do Caribe, vermelho, a região dos Andes e azul a região do Cone sul (Brasil, Chile, Paraguai, Uruguai e Argentina) e as cores refletem também os vários ecossistemas da América Latina como as selvas, vulcões, praias e mar.

Ao explicar o motivo da entrega da Cruz ao Papa, Lucas diz: “A cruz é um sinal forte por parte da Igreja da América Latina, através desta cruz especial mostramos nosso desejo de partilhar, de dizer que estamos aqui, que estamos com o Papa”.

Carta de apoio ao Papa Francisco

No mês de setembro os jovens das várias pastorais juvenis ajudaram a escrever uma carta ao Santo Padre, nesta carta os jovens da pastoral juvenil latino-americana declaram que apoiam e rezam pelo Papa.

Lucas explica que os trabalhos partiram do Celam (Conselho Episcopal Latino-Americano), com os grupos regionais de trabalhos formados por um jovem, um assessor e um bispo responsável, desde modo pode-se articular as iniciativas.

“Decidimos escrever esta carta ao Papa, em função das polêmicas surgidas nos últimos meses, dizendo: “Francisco, estamos aqui”, “escrevemos juntos, como equipe da América Latina. Sabemos que esta iniciativa não foi só nossa, mas também de jovens de várias partes do mundo”.

Por vaticannews.va

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email