Pastoral Juvenil do Regional Sul 4 realiza encontro anual

Pastoral Juvenil do Regional Sul 4 realiza encontro anual

A Diocese de Tubarão/SC acolheu nos dias 18 e 19 de novembro o Encontro Anual da Pastoral Juvenil do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Com o intuito de refletir ‘A Evangelização da Juventude a partir dos Documentos da Igreja’, o evento contou com a presença de 35 jovens representantes de diversas expressões juvenis vindos de 6 dioceses do estado de Santa Catarina.

Durante os dois dias de evento, os participantes fizeram uma caminhada histórica pelas ações evangelizadoras que serviram de resposta da Igreja para os momentos de grandes turbulências no contexto social de cada época. Com a colaboração do coordenador Regional da Pastoral Juvenil, padre Edivandro Frare, na parte formativa do encontro, todos puderam observar os diversos momentos da organização juvenil da Igreja no Brasil na tentativa de fazer da evangelização da juventude um momento de transformação e protagonismo.

Segundo padre Edivandro, a partir do documento 85 da CNBB – ‘Evangelização da Juventude’ – a Igreja apresentou a todas as expressões juvenis um novo horizonte de organização e diálogo. A criação do Setor Juventude na maioria das dioceses do estado de Santa Catarina, na perspectiva de se ter um ponto de encontro entre as diversas atividades evangelizadoras juvenis, trouxe um novo respiro e também novos desafios que ainda precisam ser superados como a real funcionalidade do Setor.

O Encontro Anual da Pastoral Juvenil também foi um espaço de partilha das experiências e dos desafios de organização das expressões juvenis em cada diocese. Foi destacado o surgimento de novos grupos paroquiais que muitas vezes nascem sem uma visão ou metodologia de trabalho, não estando ligado restritamente a outras expressões, mas que prestam um grande serviço evangelizador.

Durante o encontro também foi avaliada as atividades da Pastoral Juvenil no Regional e foram sugeridas novas propostas para que a articulação e diálogo entre as expressões possam dar outros passos. Também foi divulgado o cronograma de atividades da Pastoral Juvenil regional e nacional para o ano de 2018.

Presença do episcopado

Durante todo o encontro esteve presente o bispo de Chapecó/SC e referencial para a Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude do Regional Sul 4 da CNBB, dom Odelir José Magri. Para dom Odelir o Encontro foi uma grande oportunidade de vivenciar uma profunda dinâmica do encontro tão desejada pelo papa Francisco. ‘Cada expressão juvenil presente neste evento foi um sinal da diversidade da ação de Deus na Igreja, tendo como principal ponto de encontro o diálogo à luz do Espírito Santo’, declarou.

Quem também esteve no encontro foi o bispo de Tubarão e presidente do Regional Sul 4 da CNBB, dom João Francisco Salm. Ao falar para os jovens presentes, dom João ressaltou a alegria de ver as várias expressões de juventudes reunidas em um mesmo espaço e que a comunhão surge do diálogo a partir da poderosa energia trazida pela Boa Nova.

Carta para as dioceses de Santa Catarina

Como ato concreto do Encontro, diante dos anseios surgidos através das partilhas das expressões juvenis, os participantes decidiram escrever uma carta às juventudes e comunidades, bispos diocesanos, coordenadores de pastoral, presbíteros, religiosos e religiosas. Na carta, os participantes indicam algumas urgências na evangelização da juventude. Leia a carta aqui.

Por: Regional Sul 4

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email