Pastoral da Juventude Rural realiza Escola Nacional de Militantes

Pastoral da Juventude Rural realiza Escola Nacional de Militantes

pjr_escola_militantes
Começou na última sexta-feira (11) a Escola Nacional de Militantes da Pastoral da Juventude Rural (PJR). O evento vai até o próximo domingo (20) e pretende ser um espaço de preparação de lideranças para atuarem na evangelização da juventude rural. Cerca de 50 jovens de diferentes partes do país estão reunidos para discutir temas como os documentos da Igreja Católica relacionados à juventude, questão social e agrária e metodologia de trabalho com jovens.

A animação e a oração perpassam todo o encontro. Além dos momentos de estudo estão programados também momentos de oração e confraternização.

“A espiritualidade de nossos encontros, que anima também nosso trabalho de evangelização, se fundamenta na mística cristã, da partilha do pão e do vinho, da memória dos mártires, da mística do cuidado com a mãe terra e com o próximo”, comentou Sanderline Ribeiro, da Paraíba.

“O seguimento de Jesus implica em conhecimento da sua causa nos dias atuais. O que Jesus faria nos dias de hoje? Esta é a pergunta que deve nos orientar para organizar nosso trabalho de evangelização. A formação é importante para isso, pra nos dar elementos, argumentos, conhecimento”, afirmou Laécio Vieira, secretário Nacional da PJR.

Um dos pontos abordados na escola também será o engajamento nos grandes eventos que acontecerão em 2013: a Jornada Mundial da Juventude, que acontece em Julho e o III Congresso Nacional da PJR, previsto para novembro.

“Os grandes eventos contribuem no processo de animar multidões. Mas é nos pequenos grupos, nas experiências mais próximas de trabalho, formação e mística com a juventude que está o cerne da ação evangelizadora e do processo de construção crítica do conhecimento”, comentou Wesley Padilha de Santa Catarina.

A Escola Nacional de Militantes está sendo realizada na Escola Família Agrícola de Barra de São Francisco, Diocese de São Mateus no Espírito Santo.

Da PJR

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email