Pastorais são eleitas para nova gestão do Conselho Nacional de Juventude

Pastorais são eleitas para nova gestão do Conselho Nacional de Juventude

unnamedA secretaria-executiva do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) realizou, no último dia 23 de julho, a Assembleia de Eleição, que definiu sua nova composição para o biênio 2014/2015. Mais uma vez a Pastoral da Juventude (PJ) ocupará este espaço como titular na nova gestão como uma das representantes do segmento religioso. A Pastoral da Juventude do Meio Popular  (PJMP) e a Pastoral da Juventude Marista (PJM) também  foram eleitas.

Ao todo se inscreveram 159 entidades da sociedade civil organizada nas categorias Movimentos, Associações e Organizações da Juventude de atuação nacional, Fóruns e Redes e Entidades de Apoio às Políticas de Juventude. Destas, 86 foram consideradas habilitadas, de acordo com o edital e às exigências, a concorrer a 40 cadeiras do Conselho pertencentes à sociedade civil, o que corresponde a 2/3 das vagas. As outras 20 (1/3) são pertencentes à esfera do governo federal.

A novidade deste processo eleitoral, iniciado dia 15 de abril, esteve na utilização da internet. Com ampla divulgação nas redes sociais e em veículos ligados à questões juvenis, o Conjuve teve um hotsite específico para eleições dentro da plataforma Participatório (observatório participativo da juventude), lançado neste ano com o intuito se um espaço digital de formação, interação e diálogo da Secretaria Nacional de Juventude com os jovens e a sociedade civil em geral. Desta forma, tanto a inscrição para concorrer, como também acesso a todas informações necessárias ao processo foi facilitada.

Assim, na categoria “Movimentos, Associações ou Organizações da Juventude”, nas duas cadeiras correspondentes às Instituições religiosas, foram eleitas titulares a Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) e a Pastoral da Juventude (PJ), tendo como suplentes a Aliança Bíblica Universitária do Brasil (ABUB) e a Pastoral Juvenil Marista (PJM), respectivamente. As cadeiras de titulares e suplentes funcionam em esquema de rodízio, efetivado ao se completar o primeiro ano de mandato.

Até a primeira quinzena de agosto, cada entidade eleita deve enviar ao Conjuve o nome do conselheiro de referência para o ato oficial de posse. A nova composição será divulgada no Diário Oficial da União/DOU.

Criado em 2005, o Conselho Nacional de Juventude tem a missão de contribuir com a organização e institucionalização das políticas para a população brasileira entre 15 e 29 anos, o que são cerca de 50 milhões de jovens, com demandas de ações específicas de saúde, trabalho, educação, enfrentamento à violência, entre outras áreas.

*Veja a lista completa das entidades eleitas: Levante Popular da Juventude, Liga do Funk, Intervozes, ABGLT, CTB, CUT, Confederação de Jovens Empresários, CONTAG, FETRAF-BRASIL, Nação Hip-Hop Brasil, ANPG, UNE, UBES, União dos Escoteiros do Brasil, Confederação Nacional de Associações de Moradores, O Estopim, União Brasileira de Mulheres, Associação São Jerônimo de Matriz Africana, Juventude do PT, Conexão G, Grupo Arco Iris, Escola de Gente, Organização de Cegos do Brasil, Confederação Brasileira de Skate, CEMJ, Movimento e Ação Instituto, Juventude do PMDB, Ordem dos Advogados do Brasil, UJB, Juventude do PV, UJS, União Marista do Brasil, CNTE, UJS, Visão Mundial, EQUIP, Rede Afro LGBT, IPEJ, Civitas, SERTA, CONTRACS, Geledés Instituto da Mulher Negra, Instituto Sertão Em Rede, Instituto Steve Biko, UNEGRO, APNs, Coletivo de Entidades Negras, Pastoral da Juventude, Instituto Imagem e Cidadania, Aliança Bíblica Universitária do Brasil, Pastoral da Juventude Marista, Enegrecer, Rede Pense Livre, Rede Ecumênica de Juventude, Articulação Brasileira de Jovens Gays, Fórum Nacional da Juventude Negra, Rede Fale, Rede de Juventude pelo Esporte Seguro e Inclusivo, Articulação Brasileira de Lésbicas, Rede de Jovens do Nordeste, RENAFRO e Conselho Nacional de Seringueiros.

Site da Secretaria Nacional de Juventude: http://www.juventude.gov.br

Link do Participatório: http://participatorio.juventude.gov.br/

Por: Jakeline Lira

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email