Pastorais da Juventude do Meio Popular e Rural realizam congresso em Recife

Pastorais da Juventude do Meio Popular e Rural realizam congresso em Recife

Jovens de todo país estão reunidos na cidade de Recife (PE) para os congressos da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP), que comemora 35 anos, e da Pastoral da Juventude Rural (PJR), criada há 30 anos. Os participantes estão reunidos desde de terça, 14, até o p´roximo domingo, 19. São esperadas cerca de cinco mil pessoas. O objetivo do encontro é celebrar a fé e as lutas populares.

Nos congressos, acontecerão conferências, palestras e oficinas e serão tratados assuntos ligados às lutas das pastorais, como fé, bandeiras de luta, juventude, inclusão social e combate à violência. As artes também estarão representadas, com momentos dedicados ao teatro, danças populares, artesanato e outras formas de expressão.
Os dois eventos são distintos, mas contam com momentos em comum. O primeiro foi a Missa de abertura,  presidida pelo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Juventude da CNBB, Dom Eduardo Pinheiro da Silva. Também concelebraram a Eucaristia o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido,  e o Bispo da Diocese de Palmares e presidente do Regional Nordeste II da CNBB , Dom Genival Saraiva, além de padres e diáconos que acompanham mais de perto as pastorais em diversas regiões do Brasil.
Já na sexta-feira, 17, será realizada a Marcha das Juventude do Campo e da Cidade. O grupo ficará concentrado no Colégio Nóbrega, onde acontece o congresso da PJMP), a partir das 14h. Em seguida, sairá em direção ao Parque do Cordeiro, local do encontro da PJR.
A Romaria da Juventude irá encerrar os encontros, à meia-noite do sábado, 18, saindo do Parque Treze de Maio até a Igreja da Sé, em Olinda. Lá, os participantes pretendem visitar os túmulos de Dom Helder Câmara, Padre Henrique e Dom Lamartine, que estão sendo homenageados no evento.
Fonte: Equipe de Comunicação da CNPJMP
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email