Pastorais da Juventude do Meio Popular e Rural realizam congresso em Recife

Publicado em 16 de janeiro de 2014 Por Seja o primeiro a comentar!

Jovens de todo país estão reunidos na cidade de Recife (PE) para os congressos da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP), que comemora 35 anos, e da Pastoral da Juventude Rural (PJR), criada há 30 anos. Os participantes estão reunidos desde de terça, 14, até o p´roximo domingo, 19. São esperadas cerca de cinco mil pessoas. O objetivo do encontro é celebrar a fé e as lutas populares.

Nos congressos, acontecerão conferências, palestras e oficinas e serão tratados assuntos ligados às lutas das pastorais, como fé, bandeiras de luta, juventude, inclusão social e combate à violência. As artes também estarão representadas, com momentos dedicados ao teatro, danças populares, artesanato e outras formas de expressão.
Os dois eventos são distintos, mas contam com momentos em comum. O primeiro foi a Missa de abertura,  presidida pelo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Juventude da CNBB, Dom Eduardo Pinheiro da Silva. Também concelebraram a Eucaristia o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido,  e o Bispo da Diocese de Palmares e presidente do Regional Nordeste II da CNBB , Dom Genival Saraiva, além de padres e diáconos que acompanham mais de perto as pastorais em diversas regiões do Brasil.
Já na sexta-feira, 17, será realizada a Marcha das Juventude do Campo e da Cidade. O grupo ficará concentrado no Colégio Nóbrega, onde acontece o congresso da PJMP), a partir das 14h. Em seguida, sairá em direção ao Parque do Cordeiro, local do encontro da PJR.
A Romaria da Juventude irá encerrar os encontros, à meia-noite do sábado, 18, saindo do Parque Treze de Maio até a Igreja da Sé, em Olinda. Lá, os participantes pretendem visitar os túmulos de Dom Helder Câmara, Padre Henrique e Dom Lamartine, que estão sendo homenageados no evento.
Fonte: Equipe de Comunicação da CNPJMP

/tags

/leia mais

/deixe seu comentário

/redes-sociais

/siga nossas redes sociais