Páscoa Missionária Jovem, a vitória da vida sobre a morte

Publicado em 31 de Março de 2018 Por Seja o primeiro a comentar!

A juventude mais uma vez é chamada a sair e responde positivamente a esse chamado!  Teve início a Semana Santa Missionária em Manaus. A terceira edição da missão que nesse ano acontece do dia 24/03 a 01/04 é organizada pela Comissão Episcopal para a Juventude-CEPJ-CNBB em parceria com as irmãs Salesianas de Maria auxiliadora e quer novamente fazer a diferença na realidade juvenil do Brasil e ser um sinal concreto do Amor de Deus junto ao povo ribeirinho.

Mais de 10 jovens oriundos das diversas regiões do país sentiram o chamado e estão a serviço da comunidade manauara para juntos celebrarem a Semana Santa.

Fotos: Arquivo Pessoal – Salesianas de Dom Bosco

Os jovens desembarcaram nesse final de semana e até o domingo da Páscoa participarão de momentos de partilha é fé. Um encontro rico, com momentos de reflexão, formação, oração pessoal e comunitária, penitência e amizade em comunhão com a Igreja na vivência litúrgica da Semana Santa para os jovens.

Programação

A segunda feira foi marcada para a integração e formação desses jovens para que tenham um contato com a nova realidade que estão pisando. Os jovens tiveram ainda momentos de partilha, formação e se dividiram em grupos nos quais seguiram para comunidades carentes e ribeirinhas do estado do Amazonas afim de levarem e vivenciarem as celebrações dessa semana.

Os participantes da experiência missionária jovem também tiveram a oportunidade de fazer missão na obra social São Benedito, tiveram uma formação sobre a missão na Amazônia na lógica da Laudato si e visitaram as famílias urbanas.

A partir de hoje os jovens viverão mais intensamente essa semana, durante  o Tríduo Sagrado, partirão da essência da vida da Igreja, o Mistério Pascal, centro da fé cristã e promover assim uma ligação das celebrações com a vida cotidiana.

O que é a Páscoa Missionária Jovem?

A Páscoa Missionária Jovem é, uma das grandes e bonitas experiências, que há dez anos faz parte do Projeto do Âmbito da Missão da Inspetoria Laura Vicuña – irmãs Salesianas de Manaus-AM, cujo resultado é muito positivo.

O Âmbito da Missão promove duas experiências ao longo do ano, sendo a Páscoa Missionária Jovem que consiste em proporcionar aos jovens a oportunidade de vivenciar o Tríduo Pascal em comunidades ribeirinhas ou interioranas de difícil acesso, lugares onde os Agentes de Pastoral ou Sacerdotes não costumam chegar com frequência, ou quando chegam, é uma vez ao ano.

O objetivo dessa experiência é proporcionar aos jovens a possibilidade de sair de si, de perceber e se sensibilizar com as necessidades dos irmãos e, com eles partilhar a fé, para que a partir da experiência vivida, sintam-se motivados a assumirem a missionariedade em suas próprias comunidades.

Ir. Cláudia nos conta que nos últimos três anos receberam jovens de diversas partes do Brasil enviados pela CNBB. “Em 2016 vieram 8 jovens, em 2017 vieram 19 e em 2018 estão participando 8 jovens. Estes se juntam aos mais de 30 jovens de Manaus, para atender cerca de 10 comunidades interioranas e ribeirinhas”.

Por Maria Emília e Valesca Montenegro, redação Jovens Conectados

/tags

/leia mais

/deixe seu comentário

/redes-sociais

/siga nossas redes sociais