Partilhas marcam o 1º Seminário de Práticas de Evangelização da Juventude

Partilhas marcam o 1º Seminário de Práticas de Evangelização da Juventude

As ações desenvolvidas pelos setores diocesanos da juventude que tiveram como tema transversal o cuidado com a vida foram apresentadas durante o 1º Seminário de Práticas de Evangelização da Juventude, realizado nos dias 26 e 27 de agosto, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. O evento marcou a culminância do Plano Bienal para 2016 e 2017, elaborado e assumido pelas lideranças dos setores diocesanos de juventude e pelo Serviço de Evangelização da Juventude do Regional Sul 3 da CNBB, e que propunha um olhar especial para as questões ligadas à vida e o desenvolvimento de ações voltadas ao cuidado e preservação de todas as formas de vida, em conformidade com a proposta do Papa Francisco, trazida pelo documento Evangeli Gaudium, e por meio dos processos de missionariedade, formação e estrutura de acompanhamento.

Uma leitura orante da passagem bíblica que traz a parábola do semeador abriu o Seminário, no sábado pela manhã. Em seguida, a coordenadora do Serviço de Evangelização da Juventude, Irmã Zenilde Fontes, e as assessoras jovens Bruna Vasconcelos e Luana Padilha, fizeram uma retomada da história do Serviço desde a sua criação em 2010, com o propósito de fazer memória do processo vivenciado, para a partir do olhar para o caminho que já foi trilhado, estimular a percepção dos rumos da evangelização da juventude. Os assessores Márcio Amaral, Frei Arno e Frei Rubens foram os debatedores das três mesas redondas que ocorreram ao longo do Seminário. Durante a tarde de sábado, as dioceses apresentaram as práticas pensadas e realizadas pelos setores diocesanos com o envolvimento dos grupos de jovens.

Após as apresentações, os participantes refletiram e debateram sobre como as práticas apresentadas podem inspirar novas experiências nas demais dioceses. Esse debate foi levado a uma plenária e encerrado com uma mesa redonda com o tema “Um olhar sobre a prática: as percepções sobre o processo e suas metodologias”.

“Essas práticas ajudam a compreender que Igreja estamos refletindo, que caminho de fé conseguimos interiorizar, transmitir, evangelizar, que metodologia estamos usando, como nós interagimos com as pessoas, com os jovens entre si, humanamente falando, e como conseguimos interagir com a caminhada da ação evangelizadora de cada uma das nossas dioceses, visto que a evangelização da juventude é a Igreja”, avalia Dom Adelar Baruffi, um dos bispos referenciais para a Evangelização da Juventude do estado. De acordo com o bispo, essas inquietações recolhidas e aprofundadas dão uma perspectiva para olhar para frente e não isoladamente, mas a partir das dioceses do Rio Grande do Sul, da Igreja do Brasil e do último documento aprovado no Sínodo dos Bispos, que trata da Iniciação à Vida Cristã, na qual também se situa a juventude.

As atividades do primeiro dia foram encerradas com a celebração eucarística presidida por Dom Adelar Baruffi e concelebrada pelos padres que estavam no Seminário. Também houve uma confraternização com alimentos levados pelos participantes e que representam a culinária típica das suas cidades.

A manhã de domingo foi dedicada à reflexão e debate sobre como as ações desenvolvidas nas dioceses ao longo do biênio podem inspirar outras práticas. Na última mesa redonda do encontro, os assessores falaram sobre as metodologias de trabalho, formação, cuidados com o processo e acompanhamento. Em seguida, os grupos pensaram em práticas inspiradas pelas reflexões e experiências partilhadas ao longo do encontro. Foram apontadas como propostas a continuidade das ações voltadas ao mapeamento e acompanhamento dos grupos paroquiais, além da formação permanente de assessores e lideranças juvenis.

Para a coordenadora do Serviço de Evangelização da Juventude, Irmã Zenilde, o seminário cumpriu com seu propósito de dar início a um caminho a ser aprofundado de reflexão e estudo a partir das iniciativas pastorais. “Iniciar processos de formação e percepção do quanto o fazer pastoral incide primeiro na pessoa envolvida, direta ou indiretamente, bem como na comunidade local/Diocesana e na sociedade, no nosso cotidiano. Foi muito válida a experiência única de, na diversidade de carismas, apresentar iniciativas comuns. É possível fazer comunhão pela participação, assumindo a mística da alteridade e da gratuidade, do permanecer para pertencer”, disse a coordenadora.

“A presença de Assessoria consagrada e de assessoria jovem, que já viveu o caminho pela articulação e comunicação, além dos jovens que estão na liderança e jovens se inserindo no caminho nos aponta a seguridade da caminhada que vem dialogando com serenidade o ontem e o hoje. A presença do bispo referencial para Evangelização da Juventude no estado em nome dos Bispos Diocesanos nos anima com o compromisso e opção preferencial às Juventude s dos nossos pastores. Em novembro aprofundaremos as aprendizagens do seminário, a fim de gestar os próximos passos do trabalho com a Juventude no estado”, concluiu Ir. Zenilde.

O Seminário foi animado pela Banda Hava e se encerrou com a missa de envio, também presidida por Dom Adelar Baruffi.

Por: Juliana Cuani, Jovens Conectados, com informações de Daiane Madruga.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email