Papa nomeia bispo auxiliar para o Rio de Janeiro

Papa nomeia bispo auxiliar para o Rio de Janeiro

 

Carioca, cônego Roque nasceu em 19 de agosto de 1966, quinto filho dos seis do casal Nelson e Maria José. Depois da formação no Seminário Arquidiocesano do Rio de Janeiro, foi ordenado sacerdote junto com dez outros companheiros no dia 18 de junho de 1994.

Desde 2011, cônego Roque é reitor do Seminário Arquidiocesano São José. Ele também está na direção da Paróquia Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, onde desempenha outras funções ministeriais, quer no governo da arquidiocese, como capelão militar, ou na assistência espiritual de associações religiosas ligadas à família e ao carisma mariano.

Em mensagem, dom Orani falou sobre a nomeação do novo bispo. “Caros irmãos e irmãs de nossa querida Arquidiocese: o Senhor nos concede, pelas mãos da Igreja, nomeado pelo Santo Padre, mais um sucessor dos apóstolos! Convido a todos para que se unam ainda mais nesses tempos de tantos belos sinais que Ele nos proporciona”, disse. Com a nomeção do cônego Roque, a Arquidiocese do Rio passa a ter seis bispos auxiliares, mais dois eméritos.

Também por meio de mensagem, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), também saudou o bispo eleito. “Expressamos os nossos votos de que o novo bispo exerça um ministério frutuoso e nos unimos na ação de graças que hoje realiza toda a Arquidiocese do Rio ao receber este presente de Deus. Cumprimentamos o cônego Roque e desejamos que ele seja feliz na nova missão que a Igreja lhe confia”, afirma a carta assinada pelo secretário geral da entidade, dom Leonardo Ulrich Steiner.

Sua ordenação episcopal está marcada para o dia 23 de junho de 2012, às 8h30, na Catedral Metropolitana de São Sebastião, no Rio de Janeiro.

 

Com informações da CNBB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email