Papa Francisco surpreende 800 seminaristas do Caminho Neocatecumenal

Papa Francisco surpreende 800 seminaristas do Caminho Neocatecumenal

Durante uma convivência em Porto San Giorgio, na Itália, no sábado 8 de setembro, o Papa Francisco surpreendeu ao chamar ao telefone o iniciador e responsável internacional do Caminho, Kiko Argüello, para convidar os 800 seminaristas ali reunidos a mirarem “sempre o Senhor”.

Na tarde do último sábado, a equipe internacional responsável pelo Caminho, composta por Kiko Argüello, María Ascensión Romero e Pe. Mario Pezzi, encontrava-se reunida com mais de 1.200 pessoas (catequistas itinerantes das nações onde há seminários Redemptoris Mater, assim como inúmeros presbíteros, 11 bispos, 200 novos seminaristas e muitos outros seminaristas com vários anos de formação procedentes de diversos seminários), quando o Pontífice chamou por telefone e dirigiu-lhes palavras de alento.

Do outro lado da linha, o Santo Padre saudou os presentes, enquanto Kiko lhe manifestou o afeto e apoio do Caminho Neocatecumenal nestes momentos difíceis.

“Olhai sempre o Senhor! Adiante!”, disse por sua vez o Papa Francisco quando Kiko lhe pediu que expressasse algumas palavras aos que estavam ali.

Como toda a assembleia permanecia em silencio esperando que o Papa continuasse, o Pontífice acrescentou: “Entenderam?”, ao que todos responderam com um sonoro “Sim” seguido por um caloroso e prolongado aplauso. Por fim, o Papa Francisco enviou suas bênçãos a todos.

O Caminho Neocatecumenal conta com 122 seminários Redemptoris Mater em todo o mundo, sendo que nesta convivência foram erigidos dois novos na Colômbia e República Dominicana.

Os 200 novos seminaristas reunidos neste encontro realizaram um processo de discernimento e agora começam sua formação nestes seminários diocesanos e missionários. Nesta convivência vocacional participaram também 11 bispos, alguns dos quais eregeram os novos seminários, assim como os formadores dos mesmos.

A convivência terminou no domingo, 9 de setembro, com a Eucaristia na qual Kiko convidou os seminaristas “a falar corretamente, ou seja, a proclamar o Kerigma, que é o que verdadeiramente cura as pessoas”, e a escutar e ler cada dia a Palavra de Deus.

Por sua vez, Pe. Mario Pezzi, na homilia, convidou os jovens a não se preocuparem com o futuro, a não ter medo e a deixar-se conduzir por Jesus Cristo.

Encontros Vocacionais e proximidade ao Papa Francisco 

Em agosto, o Caminho Neocatecumenal celebrou dois encontros vocacionais de caráter internacional em Roma (Itália) e Múrcia (Espanha).

O primeiro aconteceu no dia 12 de agosto, no Circo Máximo de Roma, como ápice de uma grande peregrinação organizada pela Conferência Episcopal Italiana, no dia seguinte a uma vigília de oração que presidiu, no mesmo lugar, o Papa Francisco. Participaram deste encontro, presidido pelo vigário do Papa para a diocese de Roma, o cardeal Ângelo De Donatis, mais de 12.000 jovens provenientes da Itália e de outros países da Europa. No encontro, 200 rapazes, 100 moças e outras 100 famílias se mostraram dispostos a entrar no seminário, abraçar a vida consagrada e a missão, respectivamente.

A região murciana de San Pedro del Pinatar (Espanha) acolheu outro encontro em 26 de agosto, com a presença de 25.000 jovens da Espanha, Portugal e outros países europeus. O Bispo da Diocese de Cartagena, Mons. D José Manuel Lorca Planes, foi encarregado de presidir o encontro no qual 300 rapazes, 300 moças e 200 famílias também se ofereceram para o sacerdócio, a vida consagrada e a missão.

Dias antes do primeiro encontro em Roma, a equipe responsável do Caminho Neocatecumenal informou ao Papa Francisco a realização de ambos encontros, renovou-lhe seu afeto e comunhão, e assegurou as orações de todo o Caminho por ele.

Por: Caminho Neocatecumenal

 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email