Papa Francisco confirma visita ao Panamá de 23 a 27 de janeiro de 2019 por ocasião da JMJ

Papa Francisco confirma visita ao Panamá de 23 a 27 de janeiro de 2019 por ocasião da JMJ

A Santa Sé anunciou às 10h de hoje (hora do Panamá) que o Papa Francisco aceitou o convite do governo e dos bispos panamenhos e visitará o país centro-americano de 23 a 27 de janeiro de 2019, por ocasião da XXXIV Jornada Mundial da Juventude.

“Este anúncio causa uma imensa alegria a toda a organização da JMJ e nos anima em saber que o ‘Pedro’ que virá oficialmente ao Panamá será o Papa Francisco”, disse o Arcebispo do Panamá e Presidente do Comitê Organizador Local da Jornada Mundial da Juventude Panamá 2019, Dom José Domingo Ulloa Mendieta.

Na última visita ad limina dos bispos panamenhos ao Vaticano (abril 2017), quando se perguntou ao Papa Francisco se ele confirmava sua presença na JMJ do Panamá, o Santo Padre lhes respondeu sorrindo: “Não se preocupem, Pedro irá”.

 

Entusiasmo

Dom José Ulloa liderou um ato especial no Arcebispado para comunicar o anúncio oficial da visita do Santo Padre, acompanhado pelo Presidente da República do Panamá, Juan Carlos Varela e do Núncio Apostólico da Santa Sé no país, Sua Excelência Reverendíssima Miroslaw Adamczyk.

“Através desta notificação que nos faz o Papa, ressalto que a JMJ é um projeto do país, ao qual tanto o Estado quanto a Igreja somos responsáveis, por isso devemos colaborar em conjunto para que se gere frutos à nação e ao mundo”, acrescentou o Arcebispo.

Dom Ulloa ressaltou que “a JMJ é um dos megaeventos da igreja católica que mostra a melhor face da juventude mundial, e que só mediante a fé se pode entender que grandes massas consigam gerar um ambiente cristão, cálido, alegre, amistoso, com gente que não se conhece, pessoas que compartilham como irmãos mesmo sem ter um idioma ou uma cultura em comum”.

O presidente Juan Carlos Varela revelou sentir-se honrado em receber um dos maiores líderes espirituais do mundo. Disse que a JMJ 2019 não pertence somente ao Panamá, mas a toda a América Central, e que o evento contará com o maior respaldo do governo, assim como com a hospitalidade e o coração do povo panamenho.

O presidente ressaltou que a JMJ terá apoio em matéria de segurança, saúde, emergências e logística, por se tratar de um evento massivo e histórico para o país.

Pilares da visita

O Arcebispo indicou que durante sua estadia, além de participar dos Atos Centrais da Jornada Mundial da Juventude, “o Papa Francisco consagrará a Catedral Basílica Santa María la Antigua, localizada no Casco Antiguo da cidade”, monumento colonial com mais de 220 anos de antiguidade e que foi submetido a uma grande restauração com o apoio do setor público.

“Este será um momento muito especial para nossa Igreja local, em que estaremos reunidos sob o cuidado do Vigário de Cristo, todo o clero nacional, religiosos e religiosas, representantes dos movimentos leigos, bem como agentes de pastoral de todas as paróquias da Arquidiocese”, disse Dom Ulloa.

Por sua parte, Víctor Chang, Secretário Executivo do Comitê Organizador Local da JMJ Panamá 2019, adiantou que está previsto que o Santo Padre tenha um encontro com bispos centro-americanos, autoridades dos três poderes do Estado, representantes da sociedade civil e líderes de diversas comunidades religiosas do Panamá.

Nesta etapa preliminar de organização da agenda, também está sendo considerada a possibilidade de que o Papa Francisco tenha um gesto de atenção com os jovens que vivem em marginalidade e com os portadores de doenças, os quais, por sua situação, não poderão participar dos Atos Centrais, assinalou Chang.

Também está previsto que Sua Santidade se reúna, de forma privada, com um grupo representativo de jovens dos cinco continentes, com quem dialogará sobre sua visão de mundo e fé. Os detalhes da agenda do Papa Francisco no Panamá serão divulgados oficialmente no mês de novembro deste ano.

Durante o anúncio da visita do Santo Padre, Dom Ulloa e o Presidente Varela apresentaram os encarregados da comissão panamenha que coordenarão a viagem papal: Víctor Chang (Secretário Executivo da JMJ) e Sua Ex.a Roberto Zúñiga, Diretor de protocolo do Estado Panamenho.

 

2º Encontro Preparatório da JMJ Panamá

Por Imprensa JMJ Panamá 2019

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email