Papa Francisco chega ao Panamá

Papa Francisco chega ao Panamá

 

“Seja bem-vindo ao Panamá, Papa Francisco”, disseram ao microfone enquanto o Papa descia a escada do avião com o solidéu na mão, para evitar que o vento levasse, e uma grande faixa dizia “Panamá te recebe com alegria”. Depois de 13 horas e 9500 quilômetros percorridos, o Santo Padre chegou ao Panamá em razão da Jornada Mundial da Juventude às 16h16 (19h16 no horário de Brasília) desta quarta-feira, dia 23 de janeiro, em sua vigésima sexta viagem internacional. Com danças e músicas típicas, 2500 pessoas o esperavam no Aeroporto Internacional de Tocumen.

Em uma cerimônia sem pronunciamentos mas com grande alegria, Papa Francisco foi recebido pelo presidente da República Juan Carlos Varela e sua esposa, Sra. Lorena Castillo. Como sinal de acolhida, duas crianças vestidas com trajes tradicionais ofereceram flores ao pontífice.

A cerimônia seguiu o protocolo de visitas de chefe de Estado e contou com a Banda Republicada, que apresentou a Marcha Pontifícia, hino do Vaticano, e o hino do Panamá. Entre as autoridades eclesiásticas presentes estavam o Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano, Monsenhor Adamczyk Miroslaw, Núncio Apostólico no Panamá, Cardeal José Luis Lacunza, arcebispo do Panamá, entre outros.

Após a cerimônia, Papa Francisco se dirigiu ao prédio da Nunciatura Apostólica do Panamá, sua residência nos dias em terras panamenhas. Ao longo do percurso, milhares de pessoas aproveitaram para saudar o Santo Padre, que preferiu não usar o carro fechado e ir com o papamóvel.

A agenda oficial do Papa Francisco começa nesta quinta-feira, dia 24, com uma cerimônia de boas-vindas às 9h45 (12h45 no horário de Brasília) no palácio presidencial, chamado Palácio de las Garzas, com o presidente e autoridades governamentais. Depois, o Santo Padre se encontra com o corpo diplomático no Ministério das Relações Exteriores. Já às 11h15 (14h15 no horário de Brasília), haverá um encontro com mais de 70  bispos da América Central na Igreja de San Francisco de Assis. Às 17h30 (20h no horário de Brasília) se realizará a Cerimônia de Acolhida com os jovens no Campo Santa Maria La Antigua.

por Adilson Jorge, do Jovens Conectados

 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email