Papa Francisco: cardeal argentino Jorge Mário Bergoglio é eleito

Papa Francisco: cardeal argentino Jorge Mário Bergoglio é eleito

Dia 13 de março de 2013: nesta data foi eleito o novo papa. A fumaça branca anunciando a eleição no 5° escrutínio, um dia depois do começo do conclave, foi avistada sobre a Capela Sistina por volta da 19h06 em Roma, às 15h06 em Brasília. O cardeal protodiácono, Jean-Louis Tauran, anunciou o nome do cardeal eleito: Annuntio vobis gaudium magnum; Habemus Papam! . Anuncio-vos uma grande alegria; temos papa!

O novo papa foi saudado pela enorme multidão que aguardava sua aparição na Praça de São Pedro, resistindo à chuva e ao frio.

Jorge Mário Bergoglio é o 266° papa – o primeiro latino americano, o primeiro não-europeu depois de muitos séculos. É o sucessor de Bento XVI, que renunciou ao cargo em 28 de fevereiro. A expectativa é de que novo pontificado será inaugurado oficialmente no dia 19 de março, Dia de São José, padroeiro da Igreja.

– O dever do conclave é dar um bispo a Roma. E parece que meus irmãos foram buscá-lo lá quase no fim do mundo. Antes de mais nada gostaria de fazer uma oração pelo nosso bispo emérito Bento XVI. Oremos todos juntos por ele, para que o senhor o abençoe – disse, rezando em seguida, um Pai Nosso.

Francisco também pediu ao povo que reze por ele, e curvou-se diante da multidão.

O Papa Francisco nasceu em 17 de dezembro de 1936 – tem 76 anos. Jesuíta, era arcebispo de Buenos Aires desde 1936. Foi ordenado bispo em 1992, tornando-se bispo auxiliar de Buenos Aires. Em 1998 tornou-se arcebispo da capital argentina.

Ao contrário do que muitos pensavam, foi um Conclave breve, apenas com uma votação a mais da eleição que levou ao pontificado o cardeal alemão Joseph Ratzinger, Bento XVI, para suceder a João Paulo II. Mesma duração também na eleição do cardeal Eugénio Pacelli, Pio XII.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email