Panamá acolherá o Encontro Mundial da Juventude Indígena em janeiro 2019

Publicado em 25 de outubro de 2018 Por Seja o primeiro a comentar!

O evento integra a Pré-Jornada chamada de “Dias nas Dioceses” acontecerá de 17 a 21 de janeiro de 2019 e reunirá centenas de jovens originários de diversos povos do mundo.

O EMJI (Encontro Mundial da Juventude Indígena) acontecerá em Soloy, comunidade localizada na comarca indígena Ngäbe-Bugle. A proposta faz parte da programação dos “Dias nas Dioceses”, que acontece sempre uma semana antes do início oficial de cada Jornada Mundial da Juventude.

Segundo o site oficial do evento, o encontro é uma oportunidade para refletir e celebrar a fé em Cristo a partir da riqueza milenar das culturas indígenas. É ainda uma resposta ao convite do Papa Francisco aos jovens, para serem gratos pela história de seus povos, corajosos e esperançosos diante dos desafios do mundo atual.

O jovem indígena Kevin Hernández, membro do comitê central do EMJI, fala da sua expectativa para o encontro:

“Minha grande expectativa é que, ao chegarem, conheçam cada parte de nossa cultura indígena, o que torna o Panamá único em comparação com todos os países por seu povo e sua cultura. E os receberemos de braços abertos como panamenhos, não como religiosos, mas como um encontro entre o Panamá e o mundo”, disse.

Já para a jovem Eidigili Valiente o encontro irá levar esperança aos jovens do mundo inteiro:

“Sinto-me muito entusiasmada e motivada por fazer parte dos jovens que participaram da JMJ 2019, porque penso que estes jovens têm a esperança de um mundo melhor, e será a maior bênção da minha vida conhecer tantos jovens cheios de fé e espero que goste de mim. Faça amigos, conheça diferentes culturas e perceba que, apesar de tudo, somos irmãos de um pai. Isso me faz sentir muito entusiasmado em continuar apoiando aqueles que precisam de mim e, assim, contribuir para formar uma juventude cheia de esperança”, disse a jovem membro do comitê central do EMJI.

Ao final do EMJI, os jovens que estiverem em Soloy terão traslado para a Cidade do Panamá, a fim de participarem da JMJ 2019. Para fazer a inscrição e ter mais informações, acesse: emji2019.org

 

Informações: Imprensa JMJ Panamá

/tags

/leia mais

/deixe seu comentário

/redes-sociais

/siga nossas redes sociais