Padre brasileiro é novo responsável pelo Setor Jovem do Pontifício Conselho para os Leigos

Padre brasileiro é novo responsável pelo Setor Jovem do Pontifício Conselho para os Leigos

 

Padre João Wilkes Rebouças Chagas Júnior, missionário da Comunidade Católica Shalom, é o novo responsável pelo Setor Jovem do Pontifício Conselho para os Leigos (PCL).

A informação foi divulgada hoje no site da instituição. A função, que era exercida pelo Padre Enric Jaquinet, da Comunidade Emanuel, é coordenada pelo dicastério que assiste o Papa Francisco nas questões relacionadas à contribuição que os fiéis leigos dão à vida e à missão da Igreja, individualmente ou através de organizações. Dentre as atividade do setor, está a organização das Jornadas Mundiais da Juventude, criadas sob a inspiração do Papa João Paulo II.

A nomeação foi efetivada no último dia 22, data em que a Igreja celebra a memória do beato João Paulo II. “Consciente de meus limites, mas desejoso de doar-me inteiramente ao Senhor neste serviço, hoje desejo garantir-vos a minha disponibilidade em vos escutar e caminhar junto a vós na edificação do Reino de Deus”, afirma o sacerdote, em carta aos responsáveis pela pastoral da juventude das conferências episcopais e das associações, movimentos, e novas comunidades internacionais.

Padre João Wilkes  fez  especialização em Teologia Espiritual na Pontifícia Faculdade Theresianum de Roma. Ingressou na Comunidade Católica Shalom aos 16 anos e foi ordenado sacerdote aos 27 anos, na Arquidiocese de Fortaleza. Desde 2011, colaborava em Roma com a coordenação da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro.

Confira a nota oficialdivulgada pelo Pontifício Conselho para os Leigos: 

“Padre João Chagas novo responsável pela Seção Jovem do Pontifico Conselho para os Leigos

24 outubro 2013 – Padre João Chagas é oficialmente o novo responsável pela Seção Jovem do Pontifício Conselho para os leigos. Após serviço prestado a Padre Eric Jacquinet, que trabalhou no dicastério no quinquênio 2008-2013, até a Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro, agora a Seção será conduzida por um jovem sacerdote proveniente das terras brasileiras.

Padre Chagas, ordenado presbítero em 21 de dezembro de 2001, começou sua colaboração junto a Seção Jovem  do dicastério expressamente na visita da JMJ do Rio, desde 2011, e vem de uma rica experiência pastoral desenvolvida, a nível internacional, na Comunidade Católica Shalom. A Associação internacional de fiéis reconhecida pelo Pontifício Conselho para os Leigos em 22 de fevereiro de 2007, que viu nascer e crescer sua vocação sacerdotal.

Depois dos estudos de filosofia a Fortaleza, sua cidade natal, chegou a Roma para o bacharelado na Pontifícia Universidade São Tomaz de Aquino (Angelicum) e, após 3 anos novamente no Brasil, retornou a Roma para o mestrado em Teologia Espiritual no Instituto de Espiritualidade Teresianum, onde ainda estuda para obtenção do doutorado. Membro por dois mandatos do Conselho Geral da Comunidade Católica Shalom, desenvolveu por dez anos a função de assistente internacional, tendo trabalhado para a fundação da Comunidade em diversos países da América Latina, África, Europa e Ásia. Sua experiência se estende além da pastoral da juventude, pastoral vocacional, catequese para jovens e adultos, animação litúrgica… realização de grandes eventos, à responsabilidade da participação dos jovens da comunidade Shalom na JMJ (Roma, Toronto, Colonia, Sydney e Madri). Em Roma, foi por um longo período colaborador junto ao Centro Internacional Juvenil São Lorenzo. Enfim, não falta experiência paroquial: de 2007 a 2011, de fato, a Padre Chagas foi confiada a cura pastoral da paróquia de Santa Ana (Pian Paradiso), na diocese de Civita Castellana (na província de Viterbo).

A comunicação da efetivação oficial de Padre Chagas como responsável pela Seção Jovem do Pontifico Conselho para os Leigos ocorreu em 22 de outubro de 2013, dia da memória do beato João Paulo II. Escrevendo aos responsáveis pela pastoral da juventude das Conferências episcopais e das associações, movimentos, e novas comunidades internacionais, padre João se confiou à intercessão do papa que instituiu a JMJ e será canonizado em 27 de abril do próximo ano.

Com a experiência já em parte adquirida por dois anos ao lado de seu “caro predecessor” – Padre Eric Jacquinet-, assim se exprime padre João na carta aos responsáveis pela pastoral da juventude: “Consciente de meus limites, mas desejoso de doar-me inteiramente ao Senhor neste serviço, hoje desejo garantir-vos a minha disponibilidade em vos escutar e caminhar junto a vós na edificação do Reino de Deus”.

A ele o augúrio de todos os funcionários do Pontifico Conselho para os Leigos para uma profícua e abundante colheita na vinha do Senhor.”

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email