Padre Antonio Spadaro volta ao Brasil para Jornada de Mídias e Religiões

Padre Antonio Spadaro volta ao Brasil para Jornada de Mídias e Religiões

 

Com o desenvolvimento cada vez mais acelerado das mídias – impressas, radiofônicas, televisivas e em especial digitais – e de suas possibilidades comunicacionais, a midiatização da sociedade torna-se um fenômeno cada vez mais instigante para a pesquisa. Dentro desse contexto, as religiões, em suas diversas denominações, são um foco especial para o estudo das sociedades em midiatização.

A reconfiguração dos horizontes de sentido da vida humana na contemporaneidade coloca em questão a capacidade de as religiões serem “escutadas” na sua interlocução com a sociedade contemporânea, assim como a atualidade e a pertinência dos discursos, linguagens, signos e símbolos religiosos e seus significados – em suma, das processualidades comunicacionais das religiões no contexto tecnocultural atual.

Promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCom-Unisinos), em parceria com o Instituto Humanitas Unisinos – IHU, a 1ª Jornada de Mídias e Religiões: “A comunicação e a fé em sociedades em midiatização” visa a promover o debate entre pesquisadoras/es e estudantes, mediante o viés específico da Comunicação, sobre os desafios e possibilidades da interface mídias e religiões em diálogo com as sociedades contemporâneas.

Assim, quer-se contribuir com a reflexão e a análise da semântica das religiões – entendida especificamente como os sentidos religiosos em circulação comunicacional nas diversas mídias – em diálogo com as mulheres e os homens da sociedade contemporânea.

A jornada deseja também ser a ocasião para o encontro de pesquisadoras/es e estudantes interessados pela temática, para troca de conhecimentos e experiências, formalizando o ponto de início para uma possível interlocução futura em nível de rede.

A 1ª Jornada de Mídias e Religiões faz parte da programação do XIII Simpósio Internacional IHU: Igreja, Cultura e Sociedade, que ocorre entre os dias 2 a 5 de outubro de 2012, na Unisinos.

Clique aqui para mais informações.

Do IHU Online

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email