Outubro: mês dedicado a celebrar a missão

Outubro: mês dedicado a celebrar a missão

Outubro chega e com ele o mês missionário. Época que a Igreja convida os cristãos a colaborarem com as missões no mundo. Esse ano, o tema do mês, reforça a importância do discurso das Bem-Aventuranças: “Felizes os que promovem a Paz – Mt 5,9.

“A missão, identidade essencial da Igreja, não se resume num dia, mês ou atividades de cunho missionário. A missão é permanente e eixo que impulsiona toda a vida das comunidades”, ressalta o diretor geral das Pontifícias Obras Missionárias (POM), padre Maurício Jardim, diante das intolerâncias e fundamentalismos.

Na Mensagem deste ano para o Dia Mundial das Missões, instituído pelo Papa Pio XI em 1926, o papa Francisco destaca: “Todo homem e toda mulher é uma missão e essa é a razão pela qual se vive na terra ser atraídos e enviados. Cada um de nós é chamado a refletir sobre esta realidade: “Eu sou uma missão nesta terra, e para isso estou neste mundo” (papa Francisco, Evangelii gaudium, 273).

Para colaborar de forma concreta com as missões, as POM preparou várias ações e um rico material que vai ajudar as comunidades a trabalharem a temática. Destacamos três deles:

1 – Rezar pelas missões e missionários

2 – Ir ao encontro dos que mais necessitam

3 – Contribuir com a coleta em favor da evangelização dos povos.

“Necessidade da conscientização dos fiéis batizados acerca da missão”

O Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e a Cooperação Inter-eclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Esmeraldo Barreto, comentou sobre a necessidade dos fiéis batizados tomarem consciência da missão e darem passos em direção ao outro. “Quando me coloco à disposição estou sendo missionário e ajudando a construir a paz”, frisou.

“Logo no primeiro dia de outubro é celebrada Santa Teresinha, ela que é padroeira das missões, então mais um motivo para que esse mês continue a ser consagrado à meditação, reflexão e a atividades missionárias mais intensificadas”, pontuou Dom Esmeraldo ao fazer memória da dedicação – em 1926 -, pelo Papa Pio XI, do mês de outubro como mês das missões.

A Campanha Missionária, segundo Dom Esmeraldo, é uma iniciativa de sensibilização para dizer aos que vivem em lugares que tem uma evangelização mais fortalecida, que  precisam olhar outras regiões que estão necessitadas de missionários e recursos, e saírem para evangelizar. “É preciso ir além das nossas comunidades”, suscitou.

“A pessoa que é batizada já mergulha na missão do próprio Cristo. Ela, depois de incorporada a missão do próprio Jesus, precisa experimentar e fazer a inserção neste processo como discípulo, dando passos, olhando o outro”, comentou o bispo. Dom Esmeraldo reforçou também a necessidade da missão em ambientes familiares e profissionais. “Imagina o bem que pode ser feito, quando o batizado é missionário na sua família e no seu ambiente profissional”, concluiu.

Oração do Mês Missionário 2018

Deus Pai, Filho e Espírito Santo,
nós Vos louvamos e bendizemos
pela Vossa comunhão,
princípio e fonte da missão.
Ajudai-nos, à luz do Evangelho da paz,
testemunhar com esperança,
um mundo de justiça e diálogo,
de honestidade e verdade,
sem ódio e sem violência.
Ajudai-nos a sermos todos irmãos e irmãs,
seguindo Jesus Cristo
rumo ao Reino definitivo.
Amém.

Com informações da CNBB e Canção Nova.com

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email