Os jovens uruguaios se preparam para a JMJ

Os jovens uruguaios se preparam para a JMJ


Mais de 2.500 uruguaios estão se preparando para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Dioceses, movimentos, colégios, paróquias, grupos de amigos e outros estão se organizando há meses para viver essa festa da fé com outros jovens de todo o mundo.

A Comissão Nacional de Pastoral Juvenil enviará uma delegação oficial com um jovem de cada diocese do Uruguai que serão acompanhados pelo bispo presidente da comissão, dom Arturo Fajardo, e pelo secretário executivo, padre Daniel Silva sdb, assessor da Região ConeSul.

Quase dois dias de viagem esperam os que irão de ônibus até o Rio de Janeiro e a emoção de viver a peregrinação desde cada povoado e cidade de origem é grande. Animadores preparam atividades para a viagem, paradas no caminho, organizando todos os detalhes da logística dos grupos, com jovens que tenham ido a outras jornadas e com outros que nunca tinham saído do Uruguai.

Apesar de que cada um vive a experiência de forma muito particular, a ansiedade e a emoção invade a maioria que nunca pensou em receber a JMJ em um país tão próximo. Jovens que não imaginavam essa possibilidade venderam rifas, organizaram shows musicais, cozinharam durante horas para vender tortas e empadas em suas comunidades, prepararam tardes de jogos e outras atividades para juntar dinheiro para poder viajar. Grupos de amigos que se uniram a outras, pessoas que não conheciam ninguém próximo para poder ir juntos e se integraram aos ônibus de grupos maiores que os convidaram a participar. Em todo Uruguai viu-se muita fraternidade e partilha, dentro do espírito que essa viagem implica.

Várias dioceses conseguiram unir as diferentes expressões para ir juntos e sobretudo preparar-se juntos. Aproveitaram a tecnologia, as redes sociais, para tirar dúvidas, compartilhar expectativas e temas de organização.

Preparação
Para preparar o coração e o espírito e viver este caminho para a jornada sentindo Jesus muito próximo, os grupos realizaram encontros preparatórios em diferentes lugares como Florida, no sul uruguaio, Salto, ao norte, e Tacuarembó, e outras reuniões estão sendo organizadas no resto do país Nesses encontros que são importantes nesse caminhar para baixar a ansiedade do encontro e não perder o sentido verdadeiro de peregrinação, os jovens puderam escutar testemunhos de quem já participaram de outras jornadas, realizaram as Lectio Divinas preparadas para os peregrinos.

Em Montevidéu, uma vez por mês jovens de diferentes expressões realizam adoração ao Santíssimo Sacramento. O Movimento Juvenil Salesiano também está se reunindo por áreas e já realizaram encontros prévios em Las Piedras e Montevidéu e devem realizar mais reuniões em outras cidades.

Em julho quase todos os estudantes de Uruguai do ensino médio e das universidades estão em época de provas, em um tempo de algumas definições de suas carreiras. Apesar dessa realidade são centenas de jovens muito entusiasmados que participarão, com muito sacrifício e alegria, desse encontro de fé para conhecer o papa Francisco que presidirá o encontro.

Dom Arturo Fajardo foi escolhido para ser um dos bispos catequistas na JMJ. Durante três dias ele compartilhará com alguns peregrinos de língua espanhola, em três locais diferentes os temas a partir do tema da JMJ.

Por Natália Cáceres, responsável de comunicação da Pastoral Juvenil do Uruguai

 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email