Olá, eu vou à JMJ, quer que eu reze por você?

Olá, eu vou à JMJ, quer que eu reze por você?


Conheça a iniciativa dos jovens peregrinos que visitam as periferias coletando intenções de oração para a JMJ

“Olá, sou um jovem católico e viajarei ao Brasil para uma jornada com o Papa Francisco. Quero rezar por você. Por que intenções você quer que eu reze?”

É assim que vários jovens, de diversos países da América do Sul, abordaram as pessoas na rua ou as visitaram de casa em casa, para oferecer suas intenções de oração durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

No dia 12 de junho, durante sua catequese, o Papa Francisco incentivou todos os católicos a velar para que “a Igreja seja lugar da misericórdia e da esperança de Deus, onde cada qual possa sentir-se acolhido, amado, perdoado e encorajado a viver em conformidade com a vida boa do Evangelho. E para fazer com que o outro se sinta acolhido, amado, perdoado e encorajado, a Igreja deve manter as suas portas abertas, a fim de que todos possam entrar. E nós temos que sair através de tais portas e anunciar o Evangelho”.

Esta mensagem foi acolhida e traduzida em obras por “Signo de Contradicción” (Sinal de Contradição), uma empresa católica de publicidade que promove, junto aos peregrinos do Movimento de Vida Cristã, em várias cidades do Peru, iniciativas no contexto da JMJ.

“Signo de Contradicción” surgiu como um grupo de jovens comprometidos com a sua fé, que decidiram oferecer ferramentas visuais para suprir algumas necessidades de diversos movimentos eclesiais e paróquias na cidade de Lima.

Há alguns dias, apareceu em sua fan page: “Coleta de intenções. Sábado, 15 de junho. Todos nós somos peregrinos” Levaremos a JMJ às ruas na primeira coleta de intenções”.

O objetivo da campanha é concretizar o convite do Papa Francisco de sair às periferias para catequizar. E o que se busca é coletar intenções para que sejam levadas ao Rio de Janeiro: cada jovem peregrino se compromete a rezar, durante os dias de peregrinação, por aquelas pessoas que, sem conhecê-lo, lhe confiaram alguma preocupação, sofrimento ou necessidade.

María Belén, jovem de 18 anos e membro do Movimento de Vida Cristã em Lima, conta: “Minha experiência de sair às ruas coletando intenções das pessoas foi muito gratificante. Você consegue ver como as pessoas se surpreendem ao ver que você, ainda que não as conheça, quer dedicar uma oração a elas, rezar pelas suas intenções. A alegria que o Senhor nos dá é contagiante”.

Grecia Pizarro, por outro lado, comenta: “As pessoas nos acolhiam com entusiasmo e gratidão. Encontramos um homem que nos pediu que rezássemos pelo seu irmão, que tem 21 anos e está com um câncer muito agressivo. Ele realmente confiou nas nossas orações. Outros nos perguntavam se tinham de pagar alguma coisa e se surpreendiam quando dizíamos que era de graça”.

Na Colômbia, vários jovens também se preparam para a JMJ. No dia 14 de junho, vários missionários saíram às ruas para distribuir Ave-Marias gratuitas. Abordavam as pessoas e as convidavam a rezar uma Ave-Maria por suas intenções.

Lucía Rendón compartilhou: “Quando acabávamos de rezar a Ave-Maria com a pessoa, acontecia algo muito bonito. Surgia uma atitude de agradecimento ao ver que alguém desinteressadamente rezava por ela e que só queria isso: rezar por ela. Deus é assim conosco e esta foi uma oportunidade para aproximar as pessoas dele por meio de Maria”.

Os frutos desta coleta começam a espalhar-se. Algumas paróquias de Lima estão promovendo a Coleta de Intenções entre seus paroquianos. E as Ave-Marias gratuitas já foram realizadas em outras cidades do Peru e da Colômbia.

Muitos jovens alegres e convencidos da sua fé estão realizando esforços reais por concretizar o insistente convite do Papa Francisco de ir às periferias, lembrando de apelos como este: “Somos verdadeiramente uma Igreja unida a Cristo, para sair e para o anunciar a todos, inclusive e sobretudo àquelas que eu defino como as ‘periferias existenciais’, ou vivemos fechados em nós mesmos, nos nossos grupos e nas nossas pequenas igrejas? Ou amamos a Igreja grande, a Igreja-mãe, a Igreja que nos envia em missão e que nos faz sair de nós mesmos?”.

A iniciativa Missão JMJ quis gerar a identidade do peregrino que participará do encontro no Rio de Janeiro e também daqueles que o acompanharão virtualmente, unidos em oração e seguindo as mensagens do Papa Francisco.

A alegria do grande encontro da JMJ é um incentivo a sair às periferias da existência para ajudar os outros a renovar sua fé.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email