O Francisco como Francisco

O Francisco como Francisco

Foto: Mazur/catholicnews.org.uk

Com a eleição do cardeal Jorge Mario Bergoglio como o novo sucessor de Pedro, toda a Igreja se alegra e se enche de esperança naquele que é bendito por que vem em nome do Senhor. E em apenas alguns dias após a sua eleição, na audiência com os jornalistas, explicou os motivos que o levaram a escolher o nome de FRANCISCO. “Deixai que vos conte como se passaram as coisas. Na eleição, tinha ao meu lado o Cardeal Cláudio Hummes, o arcebispo emérito de São Paulo e também prefeito emérito da Congregação para o Clero: um grande amigo, um grande amigo! Quando o caso começava a tornar-se um pouco “perigoso”, ele animava-me. E quando os votos atingiram dois terços, surgiu o habitual aplauso, porque foi eleito o Papa. Ele abraçou-me, beijou-me e disse-me: «Não te esqueças dos pobres!» E aquela palavra gravou-se-me na cabeça: os pobres, os pobres. Logo depois, associando com os pobres, pensei em Francisco de Assis”.

Aquele que é o maior líder religioso do mundo despreza o poder humano e o transforma em poder-serviço escolhendo como exemplo aquele que “é o homem da paz”. E na continuidade do seu discurso descreveu as características do jovem de Assis que o motivou nesta escolha “E assim surgiu o nome no meu coração: Francisco de Assis. Para mim, é o homem da pobreza, o homem da paz, o homem que ama e preserva a criação”. Diante desta escolha e neste momento de devaneios recordo a tão famosa “oração de São Francisco” que agora será rezada e vivenciada pelo novo comandante da barca de Pedro e transmitida com maior ênfase a todo o povo.

A oração que nos convida a descobrir “onde houver” e a anunciar “que eu leve” é o próprio resumo e orientação daquilo que o Papa buscará: levar a todos os povos a fé, o amor, a misericórdia, a unidade, a esperança, a alegria, a luz e a paz que Cristo nos remete e nos envolve através do testemunho de sua Igreja. E sendo em Cristo e por Cristo através do seu Santo Espírito o usará como instrumento paz. Acredita-se que a oração não seja realmente de autoria de Francisco de Assis; porém, sua inspiração divina é indiscutível e nos basta.

Em pouco tempo de ministério petrino, Jorge Mario Bergoglio já da sinais, em suas palavras e atos, da belíssima prática desta oração. A pobreza que Francisco de Assis viveu fisicamente, e o que a oração nos convida a praticar através da imitação de Cristo, é o que o Papa levará a todo povo e já demonstrou tal fato em audiência com os representantes dos meios de comunicação: “Ah, como eu queria uma Igreja pobre e para os pobres!”. E ao final de sua fala todos o aplaudiram. Assim também, nós te aplaudimos, Papa Francisco. Junto de Francisco e com intercessão da Virgem Maria, “Estrela da Evangelização”, vivenciamos cada palavra desta grandiosa oração, iluminados pelas Sagradas Escrituras, para tornar o mundo mais amoroso, humilde e preservador da criação.

Leandro B. Scaramussa, Coordenador da Pastoral da Juventude da Paroquia Nossa Senhora das Graças – Diocese de Cachoeiro de Itapemirim – ES

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email