“O Espírito Santo é o dom, é o ‘algo mais’ que o Pai nos dá”, diz Papa francisco

“O Espírito Santo é o dom, é o ‘algo mais’ que o Pai nos dá”, diz Papa francisco

papa_espirito-santo

O maior dom que Deus pode dar é o Espírito Santo, disse o Papa Francisco na homilia desta quinta-feira, 9, na Casa Santa Marta. O Santo Padre refletiu sobre o Evangelho do dia, destacando como Jesus quer despertar a confiança na oração.

Francisco explicou que, no Evangelho, há três palavras-chaves: o amigo, o Pai e o dom. Jesus mostrou aos discípulos o que é a oração: é como um homem que, à meia-noite, foi pedir alguma coisa a seu amigo. Na vida, observou o Papa, existem amigos ‘de ouro’, que realmente dão tudo, e outros ‘mais ou menos’ bons. Mesmo quando a pessoa é inoportuna e intrometida, o vínculo de amizade faz com que ela seja atendida naquilo que pede.

“Jesus disse ainda: ‘Quem de vocês, sendo pai, se o filho lhe pedir um peixe, em vez do peixe lhe daria uma serpente? Ou se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Ora, se vocês, que são maus, sabem dar coisas boas a seus filhos, quanto mais o Pai do Céu!’”. Com isso, o Papa disse que não só o amigo é um acompanhante no caminho da vida, mas também o Pai do Céu, que tanto ama o ser humano.

Jesus queria despertar a confiança na oração e disse: “Peçam e lhes será dado, busquem e achareis, batam e se abrirá, porque quem pede, recebe; quem procura, encontra; e a quem bate, será aberto”. Segundo Francisco, isso é a oração: pedir, tentar entender, bater à porta do coração de Deus. E o Pai dará o Espírito Santo a quem lhe pedir.

“Este é o verdadeiro dom, este é o ‘algo mais’ de Deus. O Senhor jamais lhe dará um presente assim, sem alguma coisa que o torne mais bonito. O que Ele nos dá ‘a mais’ é o Espírito, e o verdadeiro dom do Pai é o que a oração não ousa esperar”.

O Pontífice concluiu dizendo que a oração se faz com o Pai, no Espírito Santo, e com o amigo, que é Jesus. “É Ele quem nos acompanha e nos ensina a rezar; e a nossa oração deve ser assim, trinitária. Às vezes, dizem: ‘Você crê?’. ‘Sim! Sim’. ‘Em que você crê?’. ‘Em Deus!’. ‘Mas o que é Deus para você?’. ‘Deus é Deus!’. Mas assim Ele não existe. Não se escandalizem! Deus assim não existe! Existe o Pai, o Filho e o Espírito Santo: são pessoas, não uma ideia no ar. Esse ‘Deus-spray’ não existe! Existem pessoas! Jesus é o companheiro de caminho que nos dá o que pedimos; o Pai que cuida de nós e nos ama, e o Espírito Santo é o dom, é o ‘algo mais’ que o Pai nos dá, aquilo que a nossa consciência não ousa esperar”.

Por: Rádio Vaticano

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email