No dia de São Francisco, PUCPR terá benção dos animais

No dia de São Francisco, PUCPR terá benção dos animais

821162

Em comemoração ao Dia de São Francisco, a PUCPR, com o apoio do Instituto Ciência e Fé da Universidade, promove nesta sexta-feira (2) a benção dos animais de estimação. Das 10h às 15h, os padres da paróquia da Universidade irão abençoar os pets no pátio que fica em frente à capela do Câmpus Curitiba. Os alunos e professores do curso de Medicina Veterinária estarão à disposição para realizar avaliação clínica e de obesidade, e teste de glicemia.

O Papa Francisco, inspirado pelo Santo que viveu no século XIII, publicou a sua 1° encíclica com o nome Laudato Si, expressão em Italiano que significa Louvado Seja. Na carta, que remete ao cântico escrito por São Francisco de Assis para exaltar todas as criaturas do planeta, Papa Francisco teve a intenção de mostrar uma igreja de comunhão, que engloba todo o universo na perspectiva da criação.

No texto, o Papa questiona como a humanidade está interagindo com o planeta. Utiliza o termo ecologia integral para designar uma compreensão de mundo em que todo o ser vivo é entendido como criação divina e, por isso, digno de respeito e cuidado. “Todos são criaturas de Deus e devemos respeitá-los por eles mesmos”, explicou o teólogo e membro da Pastoral do Grupo Marista André Azevedo. São Francisco de Assis é o grande modelo de cuidado com a natureza e com o que é frágil, entre estas criaturas os animais. “Por isso a escolha do Papa Francisco pelo nome”, explicou o teólogo.

Azevedo pontuou eixos que percorrem o texto da encíclica, entre eles a proposta de um novo estilo de vida, mais ligado à simplicidade. “Os próprios animais podem nos ensinar a confiar na natureza, a utilizar com inteligência o nosso instinto e que a verdadeira alegria está nas coisas simples”, finalizou.

Por PUC-PR

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email