ide e fazei
discípulos

DIOCESE DE CAXIAS/MA - 01 A 10 DE DEZEMBRO

Em 2013, durante a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, todos os presentes na Praia de Copacabana, lembraram o envio dos discípulos por Jesus à margem do mar da Galiléia, quando o Senhor disse: “Ide fazei discípulos todos os povos”. Nas palavras do Papa Francisco, fez-se ouvir: “Ide, sem medo, para servir. Seguindo estas três palavras, vocês experimentarão que quem evangeliza é evangelizado, quem transmite a alegria da fé, recebe mais alegria”. A Comissão Nacional Episcopal para a juventude da CNBB, apresenta para os jovens de todo o Brasil um novo envio missionário: A missão jovem na Amazônia!
A Missão na Amazônia faz parte de um dos três grandes eixos apresentados pelo projeto Rota 300, como uma linha de ação que possibilita a vivência missionária. Esta missão favorece o que o Papa Francisco expressou no encontro com os membros da CNBB, por ocasião de sua visita ao nosso país, dizendo que toda a Amazônia, como um grande jardim, deve ser respeitado e cuidado pelo homem. Os jovens que participarão da Missão Jovem deste ano, também são chamados demonstrarem o zelo e o cuidado pela criação que Deus confiou nos confiou.

Caxias do Maranhão faz parte da Amazônia Legal. A Diocese de Caxias é de uma grande identidade missionária e trás uma das mais belas experiências de missões de Igreja no país. Nela os jovens poderão beber de uma profunda experiência missionária com o povo de Deus que caminha. E não serão poucos os “agraciados”, pois mais de 3 mil jovens estão esperando para serem chamados para a missão desde 2014.
Após a avaliação da experiência missionária realizada nesse ano, as comissões acharam melhor que o projeto “Missão Jovem na Amazônia” entrasse no eixo missionário do Projeto “300 anos de bênçãos: com a Mãe Aparecida, Juventude em Missão”, um projeto da Comissão de Juventude aprovado nas várias instâncias da CNBB e apresentada e acolhida na 53a. Assembleia da CNBB em Aparecida.A partir de agora os jovens candidatos para a “Missão jovem” deverão viver antes a experiência missionária em suas dioceses. Somente depois, após um acompanhamento, poderão ser indicados para a Missão Jovem em outras dioceses. Dessa forma, poderá ser valorizada a inserção eclesial do jovem, evitando “modismos” missionários que pode não contribuir para o amadurecimento da Fé do jovem.

Informações Importantes:

Publico Alvo:

Jovens a partir de 18 anos das diversas dioceses do Brasil, que desejam conhecer e conviver com a realidade missionária da Igreja.

Inscrição

– As inscrições deverão ser feitas via e-mail juventude@cnbb.org.br, até o dia 20/11;
– As vagas eram dispostas apenas aos jovens indicados pelo Setor Juventude, mas a Comissão para a Juventude resolveu abrir as vagas para TODOS os jovens que desejam realizar a missão;
– Serão disponibilizadas apenas 300 vagas, preenchidas por ordem de chegada. Atingindo essa cota, as inscrições estarão encerradas.

 Taxa

– A taxa de inscrição será de R$50,00 (inclusos: camiseta, cruz, bolsa e o caderno de mística).
– É importante lembrar que os custos de transporte até o local da Missão, serão de responsabilidade da diocese ou do jovem missionário, ficando a comissão isenta de qualquer responsabilidade de locomoção até o local da Missão.

Capacitação

– Os jovens inscritos, deverão fazer o curso em EAD da Missão como preparação;
– Padres também poderão se inscrever para ajudar nos Sacramentos e nos atendimentos, a inscrição também será através do e-mail juventude@cnbb.org.br.

FAQ's

É uma experiência que proporciona aos jovens uma profunda vivência com a vocação missionária, colocando-os diante de uma nova realidade; convivendo, aprendendo e evangelizando nas comunidades das dioceses da Amazônia Legal.

Acontece anualmente no território da Amazônia Legal

Em 2017, a Missão Jovem acontecerá entre os dias 1 a 10 de dezembro, na Diocese de Caxias/MA.

Jovens de 18 a 35 anos, das diversas regiões do Brasil, que desejam conhecer e conviver com a realidade da Igreja da Amazônia.

Sim, antes da viagem é pré-requisito participar de uma série de formações online preparadas pela Comissão Episcopal para a Juventude, jovens coordenadores dos grupos missionários e assessores da CNBB. 

Falta pouco para a Missão Jovem