Missão Jovem na Amazônia abre as inscrições no dia 5 de maio

Missão Jovem na Amazônia abre as inscrições no dia 5 de maio

banner330x218_missaojovem1

60 jovens de 18 a 35 anos se dividirão em quatro grupos nas dioceses de Roraima, Coari, Borba e Parintins

As inscrições para a Primeira Missão Jovem na Amazônia serão abertas na próxima segunda-feira (5), no site www.jovensconectados.org.br. O candidato poderá se inscrever até as 23 horas e 59 minutos do dia 31 de maio, para o projeto que é encabeçado pelas Comissões Episcopais para a Juventude; Amazônia; Ação Missionária e Cooperação Intereclesial; Missão Continental, pertencentes à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Pontifícias Obras Missionárias (POM).

É necessário preencher um cadastro, que será disponibilizado no endereço eletrônico até o dia 10 de maio. Os participantes serão selecionados e aproximadamente 60 jovens de 18 a 35 anos advindos de todo o Brasil, se dividirão em quatro grupos, nas dioceses de Roraima, Coari, Borba e Parintins.
O resultado da seleção será divulgado no mês de julho, no site Jovens Conectados.

Tire suas dúvidas sobre a missão 

Sobre a Missão Jovem na Amazônia

Com o objetivo de preparar para a Semana Missionária, na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio 2013, as Comissões Episcopais para a Juventude e Animação Missionária da CNBB, em parceria com as Pontifícias Obras Missionárias, realizaram o Seminário Juventude e Missão, com o lema: “A alegria de ser jovem, discípulo missionário de Cristo”.

Deste seminário, surgiu o desejo da juventude presente de fazer uma missão, para assim manifestar o compromisso e o protagonismo dos jovens com o chamado de Jesus Cristo, especialmente na Amazônia, onde a Igreja tem um olhar especial e já desenvolve um trabalho sólido.

Essa inspiração foi reforçada na JMJ 2013, com o apelo do papa Francisco: “Ide, sem medo, para servir. Seguindo estas três palavras, vocês experimentarão que quem evangeliza é evangelizado, quem transmite a alegria da fé, recebe mais alegria”.

Portanto, com sensibilidade profética, essa missão foi abraçada pelas comissões responsáveis no 1º Encontro da Igreja Católica na Amazônia Legal, ocorrido nos dias 28 a 31 de outubro de 2013, em Manaus, onde diversas dioceses se candidataram para receber o projeto, e as selecionadas para esta primeira experiência foram: Roraima, Coari, Borba e Parintins.

Os selecionados participarão de uma formação online ministrada pelos assessores da CNBB e das POM ligados ao projeto, juntamente com os jovens coordenadores de cada grupo missionário, nos meses que antecedem a viagem e presencialmente com as equipes formadas, que serão divididas em 12 jovens e dois assessores, ficando juntos durante 30 de novembro a 2 de dezembro, em Manaus para formação, convivência, celebração e envio à missão.

A experiência Missionária terá duração de 10 dias em comunidades estabelecidas pela diocese escolhida e será embasada a partir do intercâmbio de experiências na vivência conjunta entre os jovens, ajudando a criar uma consciência mais aberta da Igreja que vai além dos limites dos seus grupos, pastorais, paróquias e cidades.

As atividades serão encerradas com uma avaliação dos grupos, que se reunirão novamente na capital do Amazonas de 13 a 15 de dezembro, partilhando as experiências vividas e formulando uma carta destinada à Igreja no Brasil, com intuito de fomentar outras iniciativas como essa, além de animar os católicos do país.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email