Missão Jovem anima Diocese de Araçatuba (SP)

Missão Jovem anima Diocese de Araçatuba (SP)

A Diocese de Araçatuba (SP), celebrando seus 25 anos,  realizou com grande entusiasmo a primeira Missão Jovem Diocesana, que aconteceu nos últimos dias 23 a 25 de agosto, na Paróquia Nossa Senhora das Graças, na cidade de Santópolis do Aguapeí (SP). Aproximadamente  120 jovens participaram, vindos de diversos grupos, pastorais e movimentos de toda a diocese.

Os missionários foram impulsionados pelo trecho do primeiro capítulo do Evangelho de São João “Encontramos o Messias’’, para levar as famílias ao encontro com Cristo, assim como o discípulo André, que ao reconhecer o Cordeiro de Deus, levou seu irmão, Pedro, até Ele.

A Missão teve início na sexta-feira com a Santa Missa e envio Missionário com o Bispo Diocesano, Dom Sergio Krzywy. No sábado pela manhã, os jovens tiveram um momento formativo e de orientações com o padre assessor do Setor Juventude, Pe. Luiz Henrique, e foi feita a divisão dos jovens em cinco setores. Para cada setor, foi escolhido um Santo Padroeiro para conduzi-los pelo viés de seu testemunho, busca de santidade e para motivação com suas frases durante todo esse período de missão: Santa Teresinha do Menino Jesus, São Francisco Xavier, São Domingos Sávio, São Dom Bosco e São João Paulo II. Em todos os setores, estiveram também presentes jovens da cidade para acolher e acompanhar os missionários pelas ruas. Ainda no sábado, no período da tarde, os jovens iniciaram as visitas e, à noite, todos foram surpreendidos com um luau preparado pela paróquia para momento de oração e convivência dos missionários com a comunidade. No domingo, os missionários fizeram visitas durante todo o dia e, à noite, aconteceu a Missa de encerramento, presidida pelo Pe. Lucas Alan Costa.

A missão pôde suprir todas as expectativas da comunidade paroquial, dos padres e dos jovens que estiveram presentes. Em um vídeo, gravado logo após a Santa Missa de abertura da missão e envio, o bispo diocesano motivou a juventude com suas palavras: “É um presente precioso para os jovens participar da missão. A Igreja cada vez mais se alegra por descobrir essa dimensão missionária, por ver profundamente o sentido da sua vida na evangelização. Nós nos alegramos porque os jovens aderiram a esse convite”.

Padre Luiz Henrique, assessor do Setor Juventude e também administrador da paróquia que sediou a missão, demonstrou sua esperança com o final de semana missionária em sua paroquia: “É um momento de congregar toda a nossa paróquia. É um momento de semeadura e estamos indo atrás, aqui na cidade de Santópolis, de todas as ovelhas perdidas da casa de Israel”, disse.

O setor juventude, assumiu o compromisso de evangelizar também através das redes sociais testemunhando a alegria do Cristo, fruto dessa missão: “Um fim de semana tão esperado se tornou um fim de semana muito lembrado! Foi um marco! Muitas amizades feitas, muitas histórias guardadas e muitas vidas abençoadas! Assim será o fruto que plantamos: Se multiplicará! E que venha a próxima!” escreveu uma jovem em uma publicação nas redes sociais.

Com a graça de Deus e a oração de toda a diocese, a missão alcançou todas as expectativas. Os jovens que superaram a insegurança e timidez, puderam vivenciar e ter um olhar amplo além da sua família e comunidade e motivaram através da missão os jovens pertencentes a paróquia. É preciso cada vez mais, cultivar em meio a juventude, uma cultura missionária. Por esse motivo, os jovens se alegram ao saber que essa será a primeira de muitas missões que terão em nossa diocese de Araçatuba!

por Emiliene Spontoni,  Coordenadora do Setor Juventude da Diocese de Araçatuba

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email