Missão Jesus no Litoral movimenta estados

Missão Jesus no Litoral movimenta estados

A Renovação Carismática Católica do Brasil, por meio do Ministério Jovem, deu início à Missão Jesus no Litoral. O evento está acontecendo concomitantemente no Paraná, Maranhão, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Norte, Pará, Santa Catarina, Alagoas e São Paulo.

Dom José Carlos Chacorowski, bispo diocesano de Caraguatatuba, abençoou os jovens

9ª Edição em São Paulo

Os jovens acolhem os missionários, motivando-os a proclamarem e tornarem Jesus Cristo conhecido e amado. “Missionários sujos de areia” foi a convocação que Dom José Carlos Chacorowski, bispo diocesano de Caraguatatuba fez à nova geração de carismáticos.

Os jovens passaram por uma formação e atualmente estão espalhados no litoral dos estados supracitados realizando diversas atividades. A missão se realiza em vários dias, com missionários selecionados e formados, a vivência espiritual profunda, a convivência fraterna e atividades diversas que contemplam as diversas realidades do ser humano.
As atividades oferecidas são diversas: lazer por meio do esporte e promoção de atitudes saudáveis (aeróbica com Cristo, massagens, aferição de pressão arterial), shows, apresentações artísticas (dança, teatro, etc.) e ações sociais. Deste modo, fé e vida se unem gerando transformação social e política, onde a pessoa humana tende a ser valorizada na sua dignidade natural e incluída na sociedade.

JNL em São Paulo

Estão em missão, de 26 de dezembro a 5 de janeiro de 2018, 400 missionários oriundos de 38 dioceses do estado de São Paulo. É a primeira vez que o Jesus no Litoral acontecerá em praias do Litoral Norte. Estes jovens estão abrigados  em duas escolas da cidade de Caraguatatuba. Além deles, participam da missão, consagrados e consagradas da Fraternidade Jesus Salvador (conhecidos como “Salvistas”) e os/as Carmelitas Mensageiros do Espírito Santo.

Na manhã de quarta (27/12), Dom Edmilson Caetano, bispo de Guarulhos, despertou os missionários dizendo que “a escolha que Deus faz em nós é para os outros”, portanto, é preciso que cheios de alegria o Salvador seja anunciado em todas as oportunidades. “Uma vez experimentado o amor de Deus, não é possível ser o mesmo” concluiu o bispo diocesano de Guarulhos, convidando os missionários a assumirem o compromisso do Evangelho, tornando-se, verdadeiramente, uma “Igreja em saída”.

Dom Edmilson Caetano, despertou os missionários

Através do testemunho o MJ quer levar o sentido de vida na vida do outro, tornando-se “a esperança da Igreja” através da missão e, permitindo que o “sangue missionário corra pelas veias”, a face de Cristo seja, novamente, revelada a toda o mundo. Lucimar Maziero, presidente do Conselho Estadual da RCC São Paulo ainda ressaltou a importância do louvor : “Só conseguiremos louvar autenticamente a Deus, a partir do momento que temos a consciência de quem nós somos.” Através do autoconhecimento é possível reconhecer, com profundidade, a própria identidade, em especial, de Filhos amados de Deus, permitindo a cada um ser mistério de amor na vida dos irmãos.

Em São Luís do Maranhão 12 dioceses participam do JNL

Em sua 8ª edição, o JNL no Maranhão promete movimentar a cidade com uma programação pra lá de radical. Jovens oriundos das 12 dioceses do estado sairão em missão em vários pontos de São Luís promovendo a “onda do amor”.
Entre os locais da programação, estão os terminais da Cohab e Praia Grande, Praça Deodoro e Rua Grande. Além das praias, Ponta D’areia, Araçagy, Praia do Meio e toda a orla da Av. Litorânea. Nesse ano o diferencial da missão serão as atividades no hospital Materno Infantil.

Jovens do Maranhão participando de momento no Jesus no Litoral

Aproveitando o calor da estação os jovens estão desde o dia 28 vivenciando o projeto. A Irmã salvista Leide Stelen Pires trouxe aos missionários, em sua formação, os desafios que permeiam uma vida de santidade. Decisão, enfrentamento e perseverança são palavras-chave para optar por uma vida de autêntica violência missionária e não desanimar no percurso desta “guerra santa”. Abraçar o Cristo é abraçar a Igreja. Abraçar a Igreja é ser convocado à santidade, e ser santo possibilita e torna real a transformação de tudo aquilo que é tocado, pelo poder do Espírito Santo.

Virada do Ano com Jesus

No dia 31 de dezembro, no período da tarde acontecerá em São Luís um grande show na Av. Litorânea com flash mob e no período da noite, a partir das 21h todos estarão na Praça do Pescador para participar da Virada do Ano com Jesus. Cuja programação iniciará com a Santa Missa, em seguida shows com a banda “Oz Piradinhos” e “Os Mouras”. Será montada uma grande estrutura para atender a todos que desejam receber o ano de 2018, celebrando com Cristo o ano que se encerra e consagrando ao Senhor o ano que se iniciará.

Caminhada da Paz

O Jesus no Litoral encerra no dia 01 de janeiro, em grande estilo com a tradicional Caminhada da Paz em São Luís, que terá inicio às 15h na Av. Litorânea, onde todos que quiserem participar são convidados a usarem vestes brancas, para assim clamarmos pela paz no mundo. A partir das 18h, o encontro final será no Espigão, onde será realizado um grande grupo de oração ao ar livre.

Confira ainda a programação do JNL nos demais estados, são 8 estados brasileiros que estão sendo movimentados por essa onda Jovem.

“O Ministério Jovem, da RCC, tem a honra de participar da Pastoral Juvenil, e nesse ano de 2017 concluímos o ano com várias ações em prol da evangelização da juventude, em parceria com a Pastoral Juvenil, e isso tem sido de grande crescimento espiritual e eclesial para nós.” Mérison Santos (Coordenador estadual do Ministério Jovem – RCC Maranhão)

 

Por Maria Emília Duarte com informações da Renovação Carismática Católica de São Paulo e do Maranhão

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email