Ministério Jovem do MT realiza terceira edição da Missão “Jesus no Pantanal”

Ministério Jovem do MT realiza terceira edição da Missão “Jesus no Pantanal”

A Juventude da Renovação Carismática Católica de Mato Grosso esteve em missão entre os dias 13 a 18 de dezembro com o “Jesus no Pantanal”. O projeto que está na sua 3ª edição, reuniu mais uma vez jovens de várias partes do estado para anunciarem a Palavra de Deus na diocese de Cáceres (MT). Os jovens visitaram 11 comunidades, entre elas regiões quilombolas do Baixo e Alto Pantanal, como Ribeirão dos Cocais, Pirizal, Céu Azul, Laginha, Mangueiral, Limpo Grande, Campo Alegre, Cumbaru, Quilombo, Estirão Comprido e as áreas urbanas.

Ministério Jovem do MT realiza terceira edição da Missão “Jesus no Pantanal”A acolhida dos missionários teve início já no domingo (11), promovendo momentos de reencontros e convivência fraterna entre os jovens na comunidade de vida e aliança Missão Servos do Espírito Santo, que serviu como base (QG) do projeto desde a primeira edição.

As formações deram início na terça-feira (13) com os temas: “Missionariedade da Igreja”, “Identidade da RCC”, “RCC e a missionariedade”, “Todos somos discípulos missionários”, “Origem e chamado do Projeto x Grupo de oração”, “Cultura local e abordagem”. Para ministrar as formações estiveram presentes o Padre Haroldo Reinolts e Padre Thiago Bruno, ambos da diocese São Luiz de Cáceres; Fabiany de Souza Silva, missionária do Projeto Missão África; a Presidente do Conselho Estadual da RCC/MT, Giovanna Caseli; Robson Mialho membro fundador da comunidade de vida e aliança Missão Servos do Espírito Santo; e Adriana Correia, Coordenadora Estadual do Ministério Jovem.

Além das formações, o início da semana foi marcada por Adoração ao Santíssimo Sacramento e uma noite de louvor com o cantor católico de Cuiabá, Flávio Amorim e também a celebração da Santa Missa de acolhida e envio, celebrada por Padre Silviano, diretor espiritual do Ministério Jovem de Mato Grosso.

 “Jesus no Pantanal” com população localA missão

Os missionários se dividiram num raio de aproximadamente 200 Km. E em cada comunidade, as distâncias entre uma casa e outra, variavam entre 5 e 30 Km, percorridas na maioria das vezes a pé, o que não desanimava em nada aqueles jovens portadores da boa nova de Jesus Cristo.
Além da evangelização porta a porta, em todas as comunidades foram realizados Grupos de oração, semeando assim, a cultura de pentecostes nas mais longínquas realidades.
O tema central da edição 2016 do Jesus no Pantanal está na passagem do evangelho de São Mateus, de sermos Sal da Terra e Luz do Mundo. Esse chamado feito pelo próprio Jesus, ilustrou e tem ilustrado os belos testemunhos dessa juventude que foram para evangelizar, mas saíram ainda mais evangelizados e apaixonados pela missão. Nisto consiste a força e a graça do Evangelho.

Novidade

Ministério Jovem do MT realiza terceira edição da Missão “Jesus no Pantanal”A grande novidade do Jesus no Pantanal 2016 foi a inclusão da arquidiocese de Cuiabá, com a cidade de Barão de Melgaço e suas comunidades rurais no projeto. Localizado numa das mais belas regiões do Pantanal de Mato Grosso, este município é conhecido como o mais pantaneiro do Estado. Com a extensão de aproximadamente 11.000 quilômetros quadrados, somente 3% desta área é constituída de terra firme, o que dificulta o acesso e consequentemente a evangelização. E foi isso que chamou a atenção da liderança jovem da RCC, que viram ali, um local propício para uma ousadia missionária, onde em muitas vezes, só é possível o acesso de barco pelas águas do rio Cuiabá.

Duas equipes de missionários foram enviadas para aquele polo, desenvolvendo as mesmas atividades evangelizadores das outras comunidades.

 “Jesus no Pantanal”

Conclusão das atividades
O retorno dos missionários se deu início no sábado à tarde, findando o dia com mais uma noite de louvor, com a cantora católica de Alta Floresta, Poliana Sacchi. O domingo foi reservado para os testemunhos e a Santa Missa de Encerramento, celebrada pelo Padre Vilson, vigário da paróquia de Nossa Senhora do Livramento e co-celebrada por Padre Silviano. As atividades encerraram com almoço.

 

 

Testemunhos dos missionários

O Jesus no Pantanal impactou a vida de muitos jovens. Veja os testemunhos de alguns jovens missionários que participaram desta missão.

Missão “Jesus no Pantanal”

“Foi a experiência com o amor de Deus mais viva e completa que já tive! O que mais me marcou foi que a missão nunca acaba, ela está em todos os dias de nossas vidas, antes eu não tinha essa percepção. Durante os três dias de visita às famílias, tive experiências com o poder de Deus incríveis. Conhecer realidades tão diferentes daquelas que eu vivo, foi tão edificante.” Glover Guzzi.

 

 

 terceira edição da Missão “Jesus no Pantanal”

“Logo no primeiro dia vi que seria diferente, desde os momentos dos ensinos, Deus já ia colocando em meu coração a vontade de anunciar cada vez mais o nome Dele, o Seu amor e assim foi até a ida definitiva para a missão. Ao entrar nas casas dessas famílias, vimos, mesmo diante das dificuldades, doenças, havia um sorriso no rosto daquelas pessoas, e esse sorriso exalava o amor de Deus. Aprendi muitas coisas, preguei pela primeira vez, levei a palavra de Deus para aqueles mais necessitados, e no final, eu saí evangelizado com a certeza que a missão é todos os dias, vou dar continuidade em minha paróquia”. Jean Casalli

 

Por, Assessoria de Comunicação Ministério Jovem Mato Grosso

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email