Memória Histórica: Bento XVI se encontra com os jovens no Pacaembu

Memória Histórica: Bento XVI se encontra com os jovens no Pacaembu

PapaPacaembu


“Queridos amigos! Esta acolhida tão calorosa comove o Papa! Obrigado, por terem querido aguardar-me.
Estes dias para todos vocês e para a Igreja estarão cheios de emoções e de alegrias. É uma Igreja em Festa! De todos os cantos do mundo estão rezando pelos frutos desta Viagem, a primeira Viagem Pastoral ao Brasil e à América Latina que a Providência me permite realizar como Sucessor de Pedro! A Canonização do Frei Galvão e a Inauguração da Quinta Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e Caribenho serão marcos históricos para a Igreja. Conto com vocês e com suas orações!”, disse Bento XVI na sacada do Mosteiro de São Bento em São Paulo, no dia 9 de maior de 2007.

No dia seguinte, 10 de maio de 2007, Bento XVI foi ao Estádio Pacaembu onde aconteceu o encontro com os jovens. E, oficialmente, foi feito um pedido muito especial ao Papa: que a Jornada Mundial da Juventude fosse realizada no Brasil. E o Papa dirigiu-se aos milhares de jovens que foram ao estádio.

“Meu apelo de hoje, a vós jovens, que viestes a este encontro, é que não desperdiceis vossa juventude. Não tenteis fugir dela. Vivei-a intensamente. Consagrai-a aos elevados ideais da fé e da solidariedade humana.

Vós, jovens, não sois apenas o futuro da Igreja e da humanidade, como uma espécie de fuga do presente. Pelo contrário: vós sois o presente jovem da Igreja e da humanidade. Sois seu rosto jovem. A Igreja precisa de vós, como jovens, para manifestar ao mundo o rosto de Jesus Cristo, que se desenha na comunidade cristã. Sem o rosto jovem a Igreja se apresentaria desfigurada”.

Bento XVI também se dirigiu aos jovens em outras línguas. E no final, despediu-se.

“Queridos jovens, Cristo vos chama a serem santos. Ele mesmo vos convoca e quer andar convosco, para animar com Seu espírito os passos do Brasil neste início do terceiro milênio da era cristã. Peço à Senhora Aparecida que vos conduza, com seu auxílio materno e vos acompanhe ao longo da vida”.

 

Da Rádio Vaticano

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email