Membros do Movimento Regnum Christi criam pulseira da benedicência e presenteiam o Papa Francisco

Membros do Movimento Regnum Christi criam pulseira da benedicência e presenteiam o Papa Francisco

O desafio é deixar de falar mal das pessoas e começar a falar bem do próximo!

Pulseira

Pulseira recebida pelo Papa Francisco: com os dizeres “Bene Dicere”, funciona como um lembrete de não falar mal de ninguém.

Há um mês, alguns amigos e membros do Movimento Regnum Christi de Brasília, durante um momento de oração e partilha, chamado de Encontro com Cristo, criaram uma campanha pelo Brasil que promovesse a virtude da benedicência. Nesta quarta-feira (1), durante a Convenção Internacional do Movimento Regnum Christi, alguns jovens levaram o presente para o Papa Francisco, em audiência, no Vaticano.

“Como parte do nosso carisma, nós sempre tivemos no movimento Regnum Christi a luta para viver a benedicência, no espírito que nos transmite São Tiago: “Todos nós tropeçamos em muitas coisas. Aquele que não peca no uso da língua é um homem perfeito, capaz de refrear também o corpo todo.” (Tg 3, 1-18)”, lembra João Gabriel del Solar, de Brasília.

Foi criada, então, como instrumento, uma pequena pulseira, com o fim lembrar a virtude durante todo o dia e, com um pequeno símbolo, fomentar a vivência do bem dizer. Nela está escrito “bene dicere”. O objetivo é conseguir ficar com a pulseira no mesmo braço por três semanas. Se falar mal de alguém alguma vez, troca a pulseira de braço e reinicia a contagem. Simples, mas extremamente desafiador!

FotodeCapaJovensVaticano

Jovens do Movimento em Roma, para presentear o Papa com a pulseira.

“Nossa equipe estava em um encontro com Cristo e debatíamos um texto dos atos dos apóstolos que falava sobre como os Cristãos eram reconhecidos, pois se amavam uns aos outros. Lembrávamos que assim também eram conhecidos os membros do movimento, mas nos últimos anos perdemos um pouco esse costume. Como propósito de equipe buscamos resgatar essa virtude, de certa forma, esquecida nos dias de hoje”, lembra Luciano Vilela, um dos mentores da campanha.

Em 20 dias, a campanha se espalhou por todo o país. As equipes do Regnum Christi voltaram, com novo entusiasmo, a lutar por transmitir, com suas palavras, o bom odor de Cristo. As pulseiras foram enviadas a Roma, e se espalharão por todo o mundo onde está presente o Regnum Christi.

Os amigos recordam as palavras de Francisco nos últimos dias, que confirmam a inspiração do Espírito Santo para criar a campanha:  “O falar mal é assim: suja o outro. Aquele que fala mal, suja! Destrói! Destrói a fama, destrói a vida e muitas vezes, várias vezes!, sem motivo contra a verdade.” “Mas se você for capaz de não falar mal do outro, está no bom caminho para se tornar santo’. É tão simples! Eu sei que vocês nunca falam mal dos outros, não? Pequenas coisas… Tenho vontade de criticar o vizinho, meu colega de trabalho: morder um pouco a língua. Vai ficar um pouco inchada, mas o espírito de vocês será mais santo nesta estrada”, disse o Santo Padre na audiência do dia 11 de maio.

Agora, os jovens estão na expectativa de receberem uma foto de Francisco com a pulseira da benedicência. “Seria um presente se o papa compartilhasse esse símbolo do seguimento de Cristo. Não tenho dúvidas que, para todos nós, membros do Regnum Christi, esse gesto será um sinal de seu amor e de sua proximidade a nós, e de seu incentivo para vivermos a virtude da benedicência como Cristo nos pede”, ressalta João Gabriel.

A campanha

A “Bene Dicere” é uma campanha para ajudar a eliminar um dos comportamentos mais nocivos do nosso quotidiano – a maledicência.

A campanha consiste no uso diário de uma pulseira com os dizeres “Bene Dicere” e, na prática, funciona como um lembrete, para recordar-nos, no dia-a-dia, de não falar mal de ninguém, e mais do que isso, incentivar a buscar os pontos positivos nas outras pessoas, e expressá-los com mais frequência e entusiasmo. Toda vez que se falar mal de alguém, a pulseira deve ser trocada de braço, e assim, com as repetidas trocas, deve-se perder o vício de falar mal, e adquirir a virtude de falar bem.

Falar mal, segundo Santo Agostinho, é um mal que não somos capazes de corrigir, pois nossas palavras podem ter um alcance maior do que nossa capacidade de corrigi-las. Então comecemos a colocar em prática o ensinamento de Cristo, e deixemos de falar mal uns dos outros.

Aceitam o desafio?

A pulseira está à venda para todo o Brasil.

Mais informações:

Luciano Vilela  email: luciano.vilela@me.com / celular: 061 8124-1303

Por Amandda Souza

 

 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email