Meios de comunicação são instrumentos potentes para o encontro com Jesus, diz Dom Dimas

Meios de comunicação são instrumentos potentes para o encontro com Jesus, diz Dom Dimas

O comunicador deve “ir ao encontro do outro sem distinção de pessoas. Nosso desafio é anunciar um mundo novo anunciado por Jesus. É n’Ele que se renova a história”, acrescentou o secretário-geral.

“A Exortação [apostólica pós-sinodal] Evangelii Nuntiandi, de Paulo VI, deveria ser o livro de cabeceira de qualquer evangelizador”, orientou Dom Dimas em conversa com jornalistas.

Os participantes debateram temas relevantes para a ação evangelizadora da Igreja Católica como Jornalismo Institucional e Media Training.

No sábado, 26, profissionais como o Professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC – Minas) Mozahir Salomão, e o jornalista da TV Senado, Ronaldo Martins, deram dicas sobre estratégias e qualificação de porta-vozes na Igreja.

“Transparência é a melhor postura”, indicou Ronaldo Martins. Porém, “toda entrevista representa um certo embate. De antemão, o jornalista quer transformar a entrevista em produto vendável, atraente!”, alertou o jornalista.

Outros temas como Comunicação Institucional e Gerência de Crises foram abordados por profissionais como a jornalista da Globo News, Cristiana Lobo. Ela ressaltou a importância do comunicador ter uma linguagem simples. “Se não falar a linguagem do povo e não pensar como os outros entendem, não adianta ter muitos meios de comunicação”, salientou.

Já o Professor da Universidade Católica de Brasília (UCB), João Curvello sugeriu aos Assessores de Imprensa que produzam pautas baseadas em “valores que orientam a sociedade. Esses valores sim, podem e devem ser trabalhados [por jornalistas]”.

O encontro iniciado na sexta-feira, 25, reuniu 54 jornalistas católicos de todo o Brasil que atuam em Assessoria de Imprensa de dioceses, organismos e regionais da CNBB e terminou neste domingo, 27.

Por Rodrigo Luiz, da Canção Nova

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