Medite sobre a segunda semana do Advento

Medite sobre a segunda semana do Advento

1

A segunda semana do Advento é rica em vivência e celebrações: com a festa da Imaculada Conceição e abertura do Jubileu da Misericórdia.

Porém, as leituras nos apresentam também um grande ícone que deve nos inspirar, João Batista, aquele que preparou o caminho. “De modo particular, João Batista é a figura de transição entre a antiga e a nova aliança; ele é a voz que clama no deserto e conclama as pessoas de boa vontade a mudar de vida.” (Celebração Orante, p. 49)

A palavra chave desta semana é a conversão, ou seja, mudar de vida. João quer nos ajudar a perceber que não podemos ficar presos aos vícios de nossas vidas, mas a nos abrirmos ao amor de Deus, a acolhermos a Boa Nova, a prepararmos o caminho do Senhor, assim como ele fez.

João foi um grande profeta, o precursor de Jesus, já dizia o profeta Isaias: “Uma voz clama: Abri no deserto um caminho para o Senhor” (Is 40, 3). João denunciava a tirania dos governantes e anunciava um novo reino de justiça e paz, da salvação que chegaria ao mundo e do Deus que viria morar conosco.
Assim, também como profetas, precisamos denunciar as injustiças de nossa realidade, anunciar e fazer acontecer o Reino de Deus. Ser profeta é testemunhar com a própria vida a palavra de Deus. Ser profeta é buscar estar em sintonia com Deus. A música já nos convida:

Refrão: Das alturas orvalhem os céus,
E as nuvens que chovam justiça,
Que a terra se abra ao amor
E germine o Deus Salvador (bis).

Escutemos suas palavras,
É de paz que vai falar;
Paz ao povo, a seus fiéis,
A quem dele se achegar.
Está perto a salvação
E a glória vai voltar.

Esta semana do advento também se inicia o Jubileu da Misericórdia, no dia 8 de dezembro, festa da Imaculada Conceição. Conclamada pelo Papa Francisco, este deve ser um ano da misericórdia de Deus e cheio da vivência de uma experiência genuína de misericórdia para com todos. O advento como inicio deste ano jubilar é momento propicio para revisão de nossa vida. É tempo ideal para buscar no íntimo do nosso coração, as nossas faltas e vivermos a reconciliação com Deus.

A virgem Maria é modelo para os cristãos desta ação de guardar tudo em seu coração, num processo de transformação interior, se aproximando cada vez mais de Deus, e exteriorizando as mudanças que a palavra de Deus faz na nossa vida como uma autêntica discípula de seu filho. A mãe de misericórdia, nos mostrar que o amor e perdão de Deus são infinitos por seus filhos e, como nosso pai, devemos nos relacionar com o mesmo amor e perdão com os nossos irmãos.

Que esta semana de conversão possa nos transformar em discípulos da misericórdia, em profetas do nosso tempo e construtores do reino do amor de Deus. E que possamos proclamar assim como Zacarias, pai de João Batista.

CÂNTICO DE ZACARIAS (Lc 1,68-79) – Reginaldo Veloso

Bendito seja o Senhor Deus de Israel,
Bendito seja o Deus do povo eleito,
Bendito seja Deus, bendito seja Deus, bendito seja Deus

1. Bendito seja o Deus de Israel,/ pois ele visitou seu povo e o libertou,/ e fez pra nós surgir da raça de Davi/ um forte e poderoso e grande salvador!/ Conforme ele mesmo anunciou/ por seus santos amigos, profetas antigos:/ que vai nos libertar/ de quem nos odiar,/ das mãos de todos que são nossos inimigos! /Bendito seja!
2. Misericórdia fez a nossos pais,/ e teve assim lembranças da santa aliança,/ aquela promissão, jurada a Abraão,/ de, um dia, conceder a nós esta esperança./ De, enfim, libertos de malvadas mãos,/ a gente, sem temor, viver no seu amor,/ servindo na justiça, toda a nossa vida,/ e santos na presença de nosso Senhor./ Bendito seja!
3. E tu, menino, do Alto Deus profeta,/ à frente dele irás, caminhos abrirás;/ do povo a salvação, das culpas o perdão,/ por seu imenso amor, tu anunciarás!/ Nasceu pra nós o sol do nosso Deus,/ do céu veio um clarão pra quem, na escuridão,/ nas trevas quem dormia, recebeu um guia/ e no caminho da paz os nossos passos vão!/ Bendita seja!

Por: Jorge Xavier
Pastoral Juvenil Marista
Representante das congregações na Coordenação da Pastoral Juvenil Nacional (CPJN)
Buy estrace online , Buy Estradiol Valerate, Estradiol 2mg Buy.
Cialis doctor prescription, buy estrace tablets . Costco. Buy estradiol without prescription!
Dec 21, 2014 – Buy generic fluoxetine Overnight No RX 74: Order Generic Elimite Online No RX 27; Pip fluoxetine 20mg capsules aurobindo how to stop 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email