Mais de 8 mil participam de Bote Fé na Juventude em Juiz de Fora

Mais de 8 mil participam de Bote Fé na Juventude em Juiz de Fora

Mais de 8 mil pessoas, entre jovens, crianças, adultos e idosos participaram do “Bote Fé na Juventude” da Província Eclesiástica de Juiz de Fora (que abrange as Igrejas Particulares de Juiz de Fora, São João del-Rei e Leopoldina), no último domingo, 5. O evento começou com a concentração na Praça da Estação, no centro de Juiz de Fora. Logo após, a multidão seguiu em caminhada, acompanhada por trio elétrico, até a Catedral Metropolitana. O encerramento foi com a Miissa presidida pelo arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, e pelos bispos de São João Del Rei, Dom Célio de Oliveira Goulart e de Leopoldina, Dom José Eudes Campos Nascimento.

Durante a concentração, jovens participaram de “evangelizashow” e apresentações culturais. Os participantes vestiram seus “abadás” e alegria tomava conta dos presentes. A caminhada rumo à Catedral Metropolitana foi acompanhada com trio elétrico e também pelas três réplicas dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude (cruz e ícone de Nossa Senhora) das (arqui)dioceses. O percurso foi marcado por três paradas com bênçãos para os jovens de São João Del-Rei, Leopoldina e Juiz de Fora proferidas, respectivamente, pelos seus bispos.

Na Missa, a igreja ficou pequena e os jovens lotaram os corredores laterais e também o altar. Logo no início da celebração, jovens carregaram as réplicas dos símbolos e depositaram no altar. A entrada da Bíblia surpreendeu os presentes: uma miniatura do Cristo Redentor trazia em seu coração o Livro Sagrado.

Durante a homilia, o Arcebispo Dom Gil destacou que a Igreja acredita que a juventude pode construir a civilização do amor. “A igreja confia nos jovens e por isso realiza a JMJ para reunir milhões deles, para dar Jesus Cristo a eles”, destacou.

Participantes afirmam que Bote Fé cumpriu missão de evangelizar jovens

A pequena Maria Alice Eiterer (8) estava acompanhada de toda a família e garantiu que  a festa estava “muito bonita”. Já a paroquiana de Santíssimo Redentor (Bairro Borboleta, Juiz de Fora), Maria Lúcia Rezende, contou que ela e sua comunidade estavam empenhados para a realização do evento, principalmente para a acolhida de 100 jovens de São João Del-Rei para um almoço.

Para o jovem da diocese de São João Del-Rei, Douglas de Oliveira, participar do Bote Fé na Juventude é uma experiência única, uma reflexão.  “Acho importante para conhecer pessoas que, assim como eu, querem o caminho da religião. Sempre quando eu posso, participo das atividades da igreja na minha cidade e eu espero que o espírito deste evento continue, que não seja só hoje”, destaca.

O jovem pertencente a Paróquia Divino Espírito (Bairro Progresso, Juiz de Fora), Mateus Aristides, garante que eventos como o Bote Fé ajudam a inserir aquele que não pertence a movimento de Igreja. “Aqui é trabalhado o objetivo do jovem. Além disso, é uma preparação espiritual para a JMJ. Que os jovens saiam daqui cheios do Espírito Santo para a jornada”.

A caravana de Liberdade/MG saiu às 10h rumo a Juiz de Fora. Nela estava o jovem Esmael Felipe de Novaes que garante que “é muito importante este tipo de evento para a juventude, anima, diverte. É uma diversão santa para nós. Vou levar esperança e unidade para minha vida. Vou à JMJ no Rio e minha expectativa é grande porque vai ser um momento único”, destaca

Para o Arcebispo de Juiz de Fora, Dom Gil, “é uma grande emoção para nós todos da igreja, para nós bispos, ver esta multidão toda aqui participando da caminhada, todos rumo a JMJ em julho. É um encontro dos jovens com Cristo”. Segundo o pastor de São João del-Rei, Dom Célio, a troca de experiência dos jovens das três  dioceses é muito importante para os bispos. “Nós acreditamos nos jovens. Sabemos que eles vão transmitir a fé a outros jovens”.  O bispo de Leopoldina,  Dom  José Eudes,  destacou o grande carinho que tem com a juventude e também ressaltou o grande poder evangelizador dos mais novos.

Fonte: Comissão Arquidiocesana de Comunicação da Semana Missionária e JMJ Rio 2013 – Arquidiocese de Juiz de Fora

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email