Mais de 400 jovens participam de evento do Setor Juventude de Belém

Publicado em 13 de março de 2013 Por Seja o primeiro a comentar!


Os jovens da Arquidiocese de Belém (PA) se encontraram em 10 de março para vivenciar um momento de preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ): o Jovens.com. O evento, promovido pelo Setor Juventude Arquidiocesano, reuniu mais de 400 pessoas de várias comunidades, movimentos e pastorais que puderam louvar e participar de palestras e de formações sobre o Ano da Fé, a Campanha da Fraternidade 2013 e sobre o YOUCAT, o Catecismo Jovem da Igreja Católica, que cada participante recebeu ao se inscrever.

“Não é possível ser cristão sem ser discípulo missionário”. Com essa afirmação convidativa, o arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, abriu o encontro Jovens.com, pedindo que todos repetissem o gesto de levar o YOUCAT ao coração, acolhendo-o como um presente, para em seguida mostrá-lo (oferecendo-o), simbolizando o discípulo que leva o que tem aos outros.

Em entrevista, o arcebispo lembrou que a Campanha da Fraternidade 2013, por exemplo, não é uma homenagem aos jovens, mas uma forma de chamá-los à missão, sobretudo, a partir do lema “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8): “É para fazer os jovens missionários, afim de que eles cheguem à Jornada Mundial da Juventude e aceitem o convite de Jesus e da Igreja, que é o ‘Ide e fazei discípulos entre todas as nações’”, frisou.

O Jovens.com foi o primeiro grande evento promovido pelo Setor Juventude depois deste ter sido criado. Mas, de acordo com o responsável pelo setor, padre Rangel Campos, há outras atividades sendo organizadas e previstas para a juventude de Belém: “Em maio, apesar de ainda não estar amadurecida a ideia, estamos querendo fazer um segundo Bote Fé, sem toda a grandiosidade do outro, mas um momento em que também possamos convidar todos os jovens a estarem presentes venerando a cruz do Cristo e sempre fazendo referência à JMJ. Outro evento seria a Semana Missionária, que acontecerá na semana que antecede a JMJ no Rio de Janeiro. Esse será um grande momento de evangelização para a juventude de Belém”, destaca. Ainda, segundo padre Rangel, a Semana Missionária em Belém seria de 15 a 18 de julho, e provavelmente se concentrará toda na Ilha de Mosqueiro.

“Nós que temos a missão de evangelizar a juventude nos sentimos muito felizes em estar desenvolvendo nossa missão”, afirmou a coordenadora geral da Comunidade Católica Casa da Juventude (Caju), Heloísa Daou, que participou do encontro.

O Setor Juventude não encerrará suas atividades após a JMJ, ao contrário, continuará nas atividades fixas da arquidiocese e com eventos próprios. De acordo com Dom Alberto, a Igreja de Belém tem planos para a sua juventude: “Fortalecer o Setor Juventude, trabalhar para que esses jovens sejam efetivamente missionários, porque os melhores missionários junto dos jovens são os próprios jovens”, afirma.

O Jovens.com encerrou com uma missa presidida por Dom Alberto, que na sua homilia lembrou que o mau que o filho pródigo da parábola fez, morreu num abraço, convocando todos a serem portadores desse abraço amoroso e misericordioso de Pai aos outros.

Por Comunicação Caju

/tags

/leia mais

/deixe seu comentário

/redes-sociais

/siga nossas redes sociais