Lectionautas: 10 anos semeando a Palavra

Lectionautas: 10 anos semeando a Palavra

 

lectionautas

Lectionautas foi criado no México alguns anos atrás…

No Brasil, são 10 anos que a Pastoral Juvenil vem desenvolvendo este projeto com o desejo de contribuir com adolescentes e jovens de uma forma atraente de fazer a Leitura Orante, utilizando as novas tecnologias e, com a criatividade que somente os adolescentes e jovens podem realizar.

projeto lectionautas

Projeto Lectionautas

Lectio = método de fazer leitura da Palavra de Deus / Nauta = aqueles que navegam na internet utilizando as novas tecnologias. Juntando estas duas palavras deriva-se o nome lectionautas = aqueles que navegam na Palavra de Deus utilizando as redes sociais e as novas tecnologias.

Através da Pastoral Juvenil, eu, como assessor, já capacitei, desde 2011, mais de 7 mil adolescentes e jovens, em várias dioceses do Brasil.

Através de um manual de treinamento (disponibilizado pela Sociedade Bíblica Brasileira), capacitamos os adolescentes e jovens. Esses por sua vez criam células capacitando outros jovens em diversos espaços (grupos escolares, paróquias, centros juvenis etc). Através de um blog ou Facebook, compartilham a leitura da Bíblia e dão testemunhos da mesma todos os dias. Essas redes e conteúdos são compartilhados no site www.jovensconectados.org.br, que por sua vez dá visibilidade em todo Brasil.

Jovens Lectionautas

Jovens Lectionautas

Na oficina de capacitação eu agrego alguns valores próprios dos valores e criatividades que os adolescentes e jovens trazem em si. Esses valores são: teatro, música, arte, poesia e outros. Este formato ajuda os jovens a se apropriarem da leitura da Bíblia de uma forma criativa.

Em todas regiões do Brasil temos adolescentes e jovens lectionautas!

Pretendemos chegar, em 2019, com 20 mil adolescentes e jovens capacitados. Esperamos que estes capacitados atinjam 50 mil outros adolescentes e jovens.

Na Romaria Nacional da Juventude, em Aparecida, no dia 29 de abril, teremos uma tenda comemorativa lectionuatas. Neste espaço pretendemos apresentar aos jovens o trabalho realizado por tantas mãos de adolescentes e jovens do Brasil.

 

Pe. Toninho

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email