Lectio Divina – 23/05/2013

Lectio Divina – 23/05/2013

Instruções para a oração:
– Procure fazer silêncio interior e exterior e leia calmamente a passagem (mais de uma vez se for preciso).- Pergunte ao Senhor, o que Ele quer lhe dizer através deste texto.- Tente perceber qual é o trecho que chama mais sua atenção, que lhe toca mais e detenha-se nele para descobrir o chamado que Deus lhe faz.

– As perguntas são para colaborar para que a oração seja diálogo com Jesus. Use-as, se achar que podem realmente lhe ajudar.

– Agradeça a Deus por tudo o que tem lhe dado e peça forças para ser fiel ao que hoje Ele lhe falou ao coração.

Jesus se encontra com a mulher samaritana

 Jesus deixou a Judéia e foi de novo para a Galiléia. Jesus tinha que atravessar a Samaria. Chegou, então, a uma cidade da Samaria chamada Sicar, perto do campo que Jacó tinha dado ao seu filho José. Aí ficava a fonte de Jacó. Cansado da viagem, Jesus sentou-se junto à fonte. Era quase meio-dia.

Então chegou uma mulher da Samaria para tirar água. Jesus lhe pediu: “Dê-me de beber.” (Os discípulos tinham ido à cidade para comprar mantimentos). A samaritana perguntou: “Como é que tu, sendo judeu, pedes de beber a mim, que sou samaritana?” (De fato, os judeus não se dão bem com os samaritanos). Jesus respondeu: “Se você conhecesse o dom de Deus, e quem lhe está pedindo de beber, você é que lhe pediria. E ele daria a você água viva.”

A mulher disse a Jesus: “Senhor, não tens um balde, e o poço é fundo. De onde vais tirar a água viva? Certamente não pretendes ser maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu este poço, e do qual ele bebeu junto com seus filhos e animais!” Jesus respondeu: “Quem bebe desta água vai ter sede de novo. Mas aquele que beber a água que eu vou dar, esse nunca mais terá sede. E a água que eu lhe darei, vai se tornar dentro dele uma fonte de água que jorra para a vida eterna.” A mulher disse a Jesus: “Senhor, dá-me dessa água, para que eu não tenha mais sede, nem precise vir aqui para tirar.”

Jesus disse à samaritana: “Vá chamar o seu marido e volte aqui.” A mulher respondeu: “Eu não tenho marido.” Jesus disse: “Você tem razão ao dizer que não tem marido. De fato, você teve cinco maridos. E o homem que você tem agora, não é seu marido. Nisso você falou a verdade.” A mulher então disse a Jesus: “Senhor, vejo que és profeta! Os nossos pais adoraram a Deus nesta montanha. E vocês judeus dizem que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar.” Jesus disse: “Mulher, acrediteem mim. Estáchegando a hora, em que não adoraram o Pai, nem sobre nesta montanha nemem Jerusalém. Vocêsadoram o que não conhecem, nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus. Mas está chegando a hora, e é agora, em que os verdadeiros adoradores vão adorar o Pai em espírito e verdade. Porque são estes os adoradores que o Pai procura. Deus é espírito, e aqueles que o adoram devem adorá-lo em espírito e verdade.”

A mulher disse a Jesus: “Eu sei que vai chegar um Messias (aquele que se chama Cristo); e quando chegar, ele nos vai mostrar todas as coisas.” Jesus disse: “Esse Messias sou eu, que estou falando com você.” Nesse momento, os discípulos de Jesus chegaram. E ficaram admirados de ver Jesus falando com uma mulher, mas ninguém perguntou o que ele queria, ou por que ele estava conversando com a mulher.  Então a mulher deixou o balde, foi para a cidade e disse para as pessoas: “Venham ver um homem que me disse tudo o que eu fiz. Será que ele não é o Messias?” O pessoal saiu da cidade e foi ao encontro de Jesus. (…)

Muitos samaritanos dessa cidade acreditaram em Jesus, por causa do testemunho que a mulher tinha dado. “Ele me disse tudo o que eu fiz.” Os samaritanos então foram ao encontro de Jesus e lhe pediram que ficasse com eles. E Jesus ficou aí dois dias. Muitas outras pessoas acreditaram em Jesus ao ouvir sua palavra. E diziam à mulher: “Já não acreditamos por causa daquilo que você disse. Agora, nós mesmos ouvimos e sabemos que este é, de fato, o salvador do mundo.”

  • Chegou, então, a uma cidade da Samaria chamada Sicar, perto do campo que Jacó tinha dado ao seu filho José. Aí ficava a fonte de Jacó. Cansado da viagem, Jesus sentou-se junto à fonte. Era quase meio-dia.

Jesus, você hoje se aproxima da minha vida e se senta. O que te cansa? Mesmo assim vc se senta para me esperar….

  •  Então chegou uma mulher da Samaria para tirar água. Jesus lhe pediu: “Dê-me de beber.”

Como estou, Senhor, quando me aproximo de você? O que você me pede?

  •  A samaritana perguntou: “Como é que tu, sendo judeu, pedes de beber a mim, que sou samaritana?”. Jesus respondeu: “Se você conhecesse o dom de Deus, e quem lhe está pedindo de beber, você é que lhe pediria. E ele daria a você água viva.”

Eu coloco algum obstáculo par aqeu vc se aproxime da minha vida? Quais? Como você me responde, Jesus?

  •  Jesus respondeu: “Quem bebe desta água vai ter sede de novo. Mas aquele que beber a água que eu vou dar, esse nunca mais terá sede. E a água que eu lhe darei, vai se tornar dentro dele uma fonte de água que jorra para a vida eterna.” A mulher disse a Jesus: “Senhor, dá-me dessa água, para que eu não tenha mais sede, nem precise vir aqui para tirar.”

Jesus, você quer ir ao mais profundo de mim e saciar minha sede de vida, de amor, de esperança… Será que quero acolher a água que só você pode dar? De qu tenho sede?

  •  Jesus disse à samaritana: “Vá chamar o seu marido e volte aqui.” A mulher respondeu: “Eu não tenho marido.” Jesus disse: “Você tem razão ao dizer que não tem marido. De fato, você teve cinco maridos. E o homem que você tem agora, não é seu marido. Nisso você falou a verdade.”

Para acolher, Senhor, a água que você quer me dar é preciso abandonar tudo aquilo que não combina com o seu projeto de vida. Tantas coisas, preocupações, afazeres que tomam meu coração e meu tempo. Quais são esses maridos (ídolos) que não me deixam chegar até você, Jesus?

  • A mulher então disse a Jesus: “Senhor, vejo que és profeta! (…) Eu sei que vai chegar um Messias (aquele que se chama Cristo); e quando chegar, ele nos vai mostrar todas as coisas.” Jesus disse: “Esse Messias sou eu, que estou falando com você.”

Senhor, pode ser que eu esteja perto de você, mas ainda não te conheço. Não sei quem você realmente é, porque não convivemos como dois amigos. Talvez penso que você é simplesmente um profeta, uma força, uma palavra de consolo. Ajuda-me a descobrir que você é o Messias, aquele que eu espero, aquele que responde a tudo aquilo que eu mais desejo. Quem é vc para mim Senhor?

  •  Então a mulher deixou o balde, foi para a cidade e disse para as pessoas: “Venham ver um homem que me disse tudo o que eu fiz. Será que ele não é o Messias?”

Quem são essas pessoas que precisam do anuncio da minha experiência?

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email