Juventude Salesiana do Nordeste se organiza para a JMJ

Juventude Salesiana do Nordeste se organiza para a JMJ

Nos dias 16 e 17 d e março, aconteceu em Recife a primeira reunião anual do Conselho da Articulação da Juventude Salesiana do nordeste.

O encontro reuniu 47 pessoas, dentre coordenadores e assessores vindos dos dive

Na pauta do primeiro dia, além da Missa e encaminhamentos práticos, como apresentação do plano de Ação revisado e partilha das realidades locais, foi realizado um rico momento de Formação sobre a Campanha da Fraternidade, conduzido pelo Padre Antonio Gomes, salesiano responsável na Arquidiocese de Olinda e Recife pelo Setor Juventude  do Vicariato Olinda.rsos estados da região onde existem grupos vinculados à Articulação. Simultaneamente no mesmo local, foi realizada o terceiro módulo do curso de lideranças jovens, com 15 participantes.

Já no período da tarde, foi trabalhado o tema “A vida do jovem na vida do Grupo”, pelo Padre Anderson Alvelino, atual coordenador de Pastoral do Colégio Salesiano do Salvador. O encontro ainda reservou horário especial para trabalho em grupo, guiado por leituras e questionários, desenvolvido como contribuição para o Encontro Continental da Juventude Salesiana, que acontecerá em Niterói, no Rio de Janeiro, dias antes da Jornada Mundial da Juventude. O evento reunirá jovens, padres e assessores de toda América. Do Brasil, cada inspetoria tem direito a 8 representantes (totalizando assim  para região nordeste 16 vagas: 8 ligados às Filhas de Maria Auxiliadora  e 8 à Inspetoria dos Salesianos de Dom Bosco. Desta última os jovens e assessores já foram escolhidos desde ano passado). A noite de sábado deu lugar a momentos de convivência, com brincadeira e músicas.

Já na manhã do domingo, o conselho, juntamente com os participantes do curso de lideranças, esclareceram algumas dúvidas em relação à Jornada Mundial da Juventude e à participação do Movimento Juvenil Salesiano, especialmente em relação à Festa com a Madre Geral, Yvonne Reungoat,  e o Reitor-Mor, P. Pascual Chavez, que acontecerá durante a JMJ, em Niterói/RJ. Também a coordenadora de Comunicação da Inspetoria Salesiana do Nordeste, Jakeline Lira, mostrou a proposta em formatação da Rede Salesiana de Jovens Comunicadores no nordeste.

Para encerrar, todos fizeram avaliação do encontro  e oração final, quando Padre Eudes Barreto, novo delegado Inspetorial para Pastoral Juvenil e também para a Articulação da Juventude Salesiana, agradeceu a acolhida e se mostrou muito feliz com o comprometimento de todos  com a AJS e com a missão. O jovem Yves Justino, da AJS de Gramoré/Natal, em nome do grupo, também agradeceu ao sacerdote pela sua dedicação e presença.  Na ocasião, também foram distribuídos exemplares do YouCat.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email