Juventude Missionária investe na formação de coordenadores e assessores

Juventude Missionária investe na formação de coordenadores e assessores

A diocese de Cruzeiro do Sul (AC) acolheu, nos dias 15 a 17, um encontro de jovens coordenadores e assessores da Juventude Missionária (JM). Participaram também jovens interessados em conhecer a história e a metodologia da JM.

Padre Marcelo Gualberto, secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF), assessorou os trabalhos com reflexões sobre a história da JM, sua realidade no Brasil, conquistas, dificuldades e metodologia. Em sintonia com os grandes eventos envolvendo a juventude este ano, temas como a Campanha da Fraternidade e a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013), também foram abordados. Celebrações, momentos de oração, terço missionário e animação, completaram a programação do encontro.

Segundo os organizadores, esta foi a primeira vez que a diocese contou com a assessoria nacional da JM para uma formação. “Os jovens da JM têm que ser missionário em sua vida diária, não apenas pensar em missões nas famílias ou fora de sua realidade, mas precisam saber que a missão começa dentro de cada um”, afirmou padre Marcelo. “Isso ficou evidente nas partilhas dos jovens de cada paróquia, quando a maioria destacou a consciência missionária que deve estar presente ao ‘calçar as sandálias do povo’”, completou.

Para Kelvyla Lima, coordenadora diocesana da JM, “apesar de esperar maior número de participantes, todos os jovens aproveitaram bem os estudos e celebrações. Pude olhar cada um nos olhos, conhecê-los melhor. Agora terei a possibilidade de acompanhá-los dando o apoio necessário para aqueles que quiserem realizar encontros posteriores de formação”, avaliou. “Sem dúvida, a promoção desse encontro foi essencial para o aprofundamento do perfil do jovem missionário tão necessário para a perseverança dos grupos de Juventude Missionária”, destacou.

Participaram do encontro 26 pessoas, entre jovens e adultos das paróquias São José (Rodrigues Alves), São Francisco (Mâncio Lima), São Francisco (Guajará), Nossa Senhora do Rosário (Cruzeiro do Sul), Nossa Senhora da Glória (Cruzeiro do Sul), Perpétuo Socorro (Feijó) e São Sebastião (Marechal Thaumaturgo).

Por Jaime Carlos Patias

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email