Juventude Missionária de SP faz encontro estadual de nível II

Juventude Missionária de SP faz encontro estadual de nível II

encontro_estadual_JM_SP

Entre os dias 18 a 20 de julho a Juventude Missionária do estado de São Paulo esteve reunida no centro missionário (OCM – Obra dos Cenáculos Missionários) para encontro estadual de nível II. O tema foi: “Missão a Luz da Palavra de Deus”.  Estiveram reunidos 34 jovens vindos das dioceses de Guarulhos, São Miguel Paulista, Mogi das Cruzes, Bragança Paulista, Franca, Presidente Prudente, São José dos Campos, Caraguatatuba e Santo Amaro. Esse encontro, mais aprofundado, teve como prioridade o conhecimento dos documentos da Igreja e despertar para a leitura dos mesmos.

Na sexta-feira (18), o encontro começou com o acolhimento dos jovens que chegavam das dioceses. De noite, após o jantar, o encontro começou com a oração de abertura na capela do centro missionário. Após a oração, os jovens retornaram à sala de palestras, onde todos fizeram a sua apresentação, contando sua realidade de missionário em sua diocese e paróquia, sua realidade de jovem dentro da Igreja e sobre a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013).

No Sábado (19), o dia começou com a santa missa presidida pelo Padre Valdiran, Pároco na região Brasilândia. Depois do café, começou a formação que foi conduzida pelo Tiago Scalco (Assessor Estadual da Juventude Missionária); Tiago falou especificamente nesses dias sobre os documentos: Documento de Aparecida, Ad Gentes e Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. No fim da tarde, os jovens foram separados por grupos para se estudar a exortação apostólica Evangelii Gaudium. Cada grupo ficou com um capítulo para se fazer uma síntese a ser apresentado posteriormente. À noite os grupos puderam apresentar as sínteses que estudaram sobre a encíclica.

O domingo (20) começou com a santa missa, presidida pelo Padre Mario de Carli (Missionário da Consolata). Após a missa, falou-se do projeto dos Lectionautas Brasil, sobre a Lectio Divina. Novamente, os jovens foram separados por grupos para se fazer a leitura orante do evangelho, de onde foram divididos dois versículos para cada grupo com algumas perguntas a serem respondidas.

Hora de Compromissos

No fechamento do encontro, a coordenação estadual fez os repasses de compromissos para toda a juventude missionária do estado. O encontro foi encerrado na capela com o envio missionário de todos. “Agora é hora de levar tudo o que foi aprendido durante todo o fim de semana a nossas dioceses”, esse foi o compromisso lançado no envio.

Por Diego Raposo – Responsável pela comunicação juventude Missionária no Estado de São Paulo

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email