Juventude Franciscana do Brasil realiza IV Jornada pelos Direitos Humanos

Juventude Franciscana do Brasil realiza IV Jornada pelos Direitos Humanos

A Jornada Franciscana Nacional pelos Direitos Humanos chega na sua quarta realização. Neste ano, a partir da Campanha da Fraternidade (CF) 2013 e da caminhada dos últimos anos da Subsecretaria Nacional de Direitos Humanos, Justiça, Paz e Integridade da Criação, será trabalhado o tema: Mineração e Direitos; Lema: Missão, Fraternidade e Vida.

Não parece, mas o Brasil se transformou no maior país extrativista da América do Sul e um dos maiores do mundo. O “extrativismo” é a apropriação de enormes volumes de recursos naturais, por formas intensivas e que, em sua maior parte, são exportados como matérias primas aos mercados globais. A questão da mineração, do extrativismo atinge os povos indígenas, os quilombolas, as comunidades tradicionais, agricultores, e é a base que permite o consumismo predatório e a concentração dos bens comuns da natureza. Hoje, é o símbolo mais forte de luta que se está travando, por um mundo mais justo e fraterno.

Para isto, elaboramos juntamente com IBASE, AFES E SINFRAJUPE, uma cartilha para ajudar na reflexão, que será disponibilizada na internet e enviada a cada fraternidade. Esta cartilha é composta de quatro encontros: 1: Mineração; 2: Direitos; 3: Pós extrativismo; 4: Fraternidade e Vida; e de uma proposta concreta que será melhor explicada posteriormente.

Além disso, temos uma página em nosso blog (http://www.dhjupic.blogspot.com.br/) com canal de vídeos e publicações para podermos aprofundar ainda mais nesta temática.

Assim, convidamos toda a Família Franciscana, as organizações parceiras e a sociedade civil, a juntarem-se a nós para que, nesta IV Jornada, possamos aprofundar nossas ações, comungando com a agenda da sociedade brasileira, movimentos sociais, pastorais e CNBB, na luta contra as injustiças deste modelo depredador de desenvolvimento.

Registrem essas atividades com vídeos e fotos e, posteriormente, encaminhem ao email jufrabrasil@gmail.com, para publicação no site.

Acompanhem nossos trabalhos em:

Site: www.jufrabrasil.org

Facebook.com/jufrabrasil

Twitter: @jufra_brasil

 

 

Igor Bastos

Subsecretário Nacional de DHJUPIC

Direitos Humanos, Justiça, Paz e Integridade da Criação

Jufra do Brasil

TEL: +55 34 9242-8692

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email