Juventude Feminina de Schoenstatt comemora 75 anos no Brasil

Juventude Feminina de Schoenstatt comemora 75 anos no Brasil

Encontro vai reunir jovens mulheres de todo o País em Londrina (PR) no feriado de 7 de setembro

Encontro vai reunir jovens mulheres de todo o País em Londrina (PR) no feriado de 7 de setembro

A Juventude Feminina de Schoenstatt (Jufem) celebra 75 anos de fundação no Brasil e comemora essa data em um grande Encontro Nacional. De 5 a 7 de setembro, cerca de 500 jovens de vários estados do País se reúnem em Londrina/PR, junto ao Santuário Tabor da Esmagadora da Serpente para celebrar o jubileu, rever a sua história e renovar o amor e ardor pela missão.
“Como o primeiro grupo surgiu em Londrina, decidimos retornar à origem e renovar o compromisso das primeiras jovens. O principal objetivo é recordar o passado, valorizá-lo e promover novas ideias para o futuro da Jufem. Esperamos muitas novidades, interação entre as regiões, encontro de gerações, muito crescimento espiritual e muita diversão”, revela Viviane Guariente, da comissão nacional de organização.
A Juventude Feminina é um ramo formado por jovens em diversos países no mundo todo, do Movimento Apostólico de Schoenstatt, mais conhecido como Movimento da Mãe e Rainha. No Brasil, a Jufem está presente em mais de 50 cidades e conta com cerca de 2.200 integrantes.
Seu ideal nacional – Lírio do Pai, Tabor para o mundo – tem como norte a formação de uma mulher autêntica, segundo os valores da Igreja Católica, e aspira assemelhar-se a Maria em todos os aspectos, sendo forte e heroica frente ao mundo, e ao mesmo tempo pequena e singela diante do Pai Eterno.
Do nordeste partem os grupos mais distantes, e lá a correria é grande em preparação ao encontro. “O nacional, para todas nós e principalmente para as mais novas na Jufem, tem grande importância e nos enche de expectativas em conhecer novas meninas e poder experimentar um pouco do que cada uma descobriu em Schoenstatt e na Juventude, o que as motivou a optarem por ser espelho de Maria em suas vidas diárias”, diz Carla Christiane Antunes, dirigente do ramo em Garanhuns/PE.
No Rio Grande do Sul a expectativa também cresce: “Estamos muitíssimo ansiosas para o Nacional e creio eu que o encontro vai promover uma unidade maior entre nós. A preparação e a expectativa nos deixaram não só esperançosas, mas ao mesmo tempo, mais impulsionadas a ser e fazer a diferença em nossa realidade atual; com a certeza de que, pelo Brasil inteiro, existem meninas com os mesmos ideais que nós”, afirma Juliê Pontes Zola, dirigente de Santa Maria/RS.
Na programação do Encontro Nacional, além das palestras, trabalhos em grupo, oficinas, momentos de oração e animação, há alguns destaques: o lançamento do Hino Oficial da Jufem e do livro “Lírio do Pai, guarda e cultiva a herança!”, que narra a trajetória da Juventude Feminina no Brasil. Outro momento especial será o Jantar das Gerações, reunindo várias mulheres que passaram pela Jufem, ao longo dos anos. O encontro se encerra com uma Santa Missa, na Catedral Metropolitana, presidida pelo arcebispo de Londrina, Dom Orlando Brandes, com a participação especial das famílias voluntárias que hospedam as jovens participantes em suas casas.
Em Londrina há muito trabalho na preparação da infraestrutura do Encontro. “Jovens de todas as cidades estão se preparando ao longo do ano para este momento. Não são apenas três dias de encontro, mas um ano de trabalho e formação sob um lema que nos une. Esperamos sair fortalecidas em nossa unidade nacional, conscientes da grande missão que carregamos e com as energias recarregadas para dar continuidade ao trabalho da Obra de Schoenstatt, que inicia um novo século e depende de nós”, diz Jaqueline Montoya, de Atibaia (SP).
Viviane Guariente comenta que todos podem colaborar para o sucesso do XI Encontro Nacional: “Pedimos a todos muitas orações para que nosso encontro seja abençoado e que toda a Juventude, ao renovar o ideal de ser ‘Lírio do Pai, Tabor para o mundo’, retorne empolgada pela missão de levar Jesus e Maria para todos”.

* Colaborou Karen Bueno

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email