Juventude em Missão

Juventude em Missão

 

Estamos em mais um Mês Missionário! Como está bonito ver, em nosso país, toda a Igreja refletir sobre o jovem. Uma primavera missionária e juvenil nos leva a acreditar em uma juventude protagonista da missão pelos quatro cantos do mundo.

Com o tema “Juventude em Missão”, as Pontifícias Obras Missionárias, juntamente com toda a Igreja, apresentam uma proposta de vivência e reflexão missionária para este período que estamos vivendo. Ainda vivemos o ecoar da Campanha da Fraternidade 2013 (CF 2013), da Semana Missionária e da JMJ Rio 2013, que tiveram o tema juvenil como centro de reflexão. Também a Campanha Missionária 2013 traz como continuidade esta proposta da juventude na perspectiva da missão universal.

E por que “Juventude em Missão”? Porque não é a partir de agora que os jovens irão ser missionários, mas é uma continuidade a todo um processo missionário que já se vem fazendo e, por isso, o “em missão”. São os jovens que devem continuar uma caminhada missionária, porém com o foco no mundo e não apenas em nossas comunidades, paróquias ou dioceses.

Com o lema “A quem eu te enviar, irás” (Jr 1, 7b), queremos continuar a caminhada de reflexão da CF 2013 que vê em Isaías, um jovem profeta que se colocou à disposição de Deus para a missão, mesmo se sentindo pequeno demais para tal confiança, como apontou o lema da CF, “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6, 8).

A partir do “sim” da nossa juventude, como o profeta Isaías, nos perguntamos agora: mas este “sim” é para onde? Aí é onde entra a proposta da Campanha Missionária 2013, em sintonia, claro, com a JMJ Rio 2013: “A quem eu te enviar, irás” (Jr 1, 7b). Ou seja, a todo o mundo; não só ao meu grupo, minha comunidade, mas “ide e fazei discípulos a todos os povos” (Mt 12, 8).

Queremos que não só os jovens em idade, mas os jovens em espírito, como nos diz o Papa Francisco – “todo aquele que tem Cristo no coração é jovem” – possam olhar para realidade do mundo, a necessidade da Igreja no mundo como nos resalta também o papa em sua mensagem para o Dia Mundial das Missões 2013: “Cada comunidade é portanto, chamada e convidada a fazer o próprio mandato confiado aos apóstolos de serem suas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até os extremos da terra (At 1, 8), não como aspecto secundário da vida cristã, mas como um aspecto essencial: somos todos enviados nas estradas do mundo para caminhar com os irmãos, professando e testemunhando a nossa fé em Cristo e nos tornando anunciadores de seu Evangelho”.

Para isso, as Pontifícias Obras Missionárias, órgão da Igreja que, no mundo todo, anima o Dia Mundial das Missões no penúltimo fim de semana de outubro, prepara subsídios para esta conscientização missionária, tais como: Novena Missionária, Preces Missionária dos fiéis e DVD com testemunhos missionários, bem como a mensagem do Papa para a ocasião do Dia Mundial das Missões.

Todo material é distribuído a todas as paróquias do Brasil e pode também ser encontrado gratuitamente em nosso site: www.pom.org.br.

Portanto, que esta juventude brasileira e toda Igreja no Brasil, animada pela Jornada Mundial da Juventude, possa fazer valer todo o esforço que fizemos em participar deste grande evento, pois agora é que de fato inicia a missão. Na JMJ Rio 2013, fomos enviados pelo Papa Francisco para que sejamos como os apóstolos, testemunhas daquilo que vimos e ouvimos nos mais diversos areópagos espalhados pelos rincões deste mundo.

Sejamos sempre acompanhados pelos padroeiros universais das Missões, Santa Terezinha do Menino Jesus e São Francisco Xavier!

Padre Marcelo Gualberto Monteiro
Secretário Nacional – Pontifícia Obra da Propagação da Fé – POM – Brasil.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email