Juventude e projetos de evangelização no Brasil

Juventude e projetos de evangelização no Brasil

coletivacomdomstringhiniA Comissão Episcopal de Pastoral para a Juventude realizou o encontro anual dos bispos referenciais regionais para a Juventude, em Brasília, nos dias 03 e 04 de abril.

Dom Eduardo Pinheiro da Silva, presidente nacional da Comissão, considera que, atualmente, há duas realidades que motivam os jovens: a Missão e as Jornadas Mundiais da Juventude. São realidades a serem levadas em consideração na evangelização da Juventude. Ao mesmo tempo em que se colhem frutos e repercutem os ecos da JMJ Rio 2013, já se apontam perspectivas na preparação da Jornada de Cracóvia, Polônia, em 2016.

Outra necessidade (desafio, prioridade) é oferecer formação para assessores, considerando a assessoria auxílio necessário para dar consistência aos grupos de jovens, considerando as diversas dimensões da pastoral juvenil (pedagógica, humana, teológica, espiritual, etc).

No Encontro Nacional de Revitalização da Pastoral Juvenil (Brasília, dezembro 2013), os regionais assumiram prioridades. O Regional Sul I as escolheu nas seguintes linhas: pedagogia de formação; discípulos/as para a missão; direito à vida (combate à violência e participação nos conselhos de direito).

Ressaltou-se também a importância das celebrações diocesanas do Dia Nacional da Juventude (outubro) e a Jornada Diocesana da Juventude (Domingo de Ramos). Outro momento particularmente importante, significativo e de destaque acontecerá por ocasião da celebração do terceiro centenário (2017) da aparição da imagem de N. Sra. Aparecida.

Aparecida 2017 oferecerá extensa programação, envolvendo o Santuário de Aparecida, as dioceses e a CNBB. Nesse contexto, surge uma proposta da Juventude – o Projeto “Aparecida 300 anos: Maria, discípula missionária e peregrina”. Uma imagem sairia do Santuário nacional e, conduzida pelos jovens, percorreria as dioceses do Brasil, como aconteceu com a cruz e o ícone em preparação à JMJ. A proposta dos jovens será submetida à apreciação da CNBB.

Dom Pedro Luiz Stringhini
Bispo diocesano de Mogi das Cruzes

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email