Juventude Dehoniana se prepara para a JMJ

Juventude Dehoniana se prepara para a JMJ


Neste fim de semana, a Juventude Dehoniana da província BRM (Brasil-Sul) realizou seu encontro provincial no Seminário de Corupá (SC), que hoje abriga inclusive e sede do provincialado. Foram quase 50 jovens, entre delegados pelas paróquias e equipe organizadora, reunidos para o terceiro passo em preparação ao EJD e JMJ 2013 que acontecem em julho.

Inicialmente, Pe Francisco Sehnem scj, do Noviciado de Jaraguá do Sul, abordou o tema da espiritualidade dehoniana e apontou vários pontos específicos que o dehoniano precisa ficar atento, evidenciando as 5 dimensões que já conhecemos: Escuta da palavra, Política, Solidariedade, Eucaristia e o Amor. “É preciso ter a coragem de levar Cristo sempre junto”, disse padre Francisco citando inclusive algumas passagens de seu retiro realizado com Madre Tereza em Roma.

Na sequencia, tivemos a participação do Frater Giorgio scj, estudante de teologia em Taubaté, que faz parte da equipe de coordenação. Via internet, ele compartilhou sua alegria em ver a juventude toda reunida novamente e chamou atenção para alguns pontos de ordem prática e que remetem ao EJD em Taubaté. Convidou a todos para abrir o coração a uma experiência de fé incrível que se aproxima, lembrou que o maior gesto concreto para o EJD é o estudo pessoal e comunitário dos documentos da Igreja e de nosso carisma, e ao final de sua fala cantou o refrão do Hino do EJD, cujo lançamento oficial acontece em 19 de maio na Radio Dehoniana na internet, às 16h – acessível pelo site www.dehonbrasil.com/ejd2013 , e a juventude foi contagiada com a letra fácil e profunda.

Irmã Luciane, da Fraternidade Mariana do Coração de Jesus, de Nereu Ramos, conduziu a formação sobre o “ser dehoniano no mundo”. Em sua fala, com frequência, enfatizou a importância de o jovem dehoniano demonstrar ao mundo que o “jovem” chamado (a) “é feliz e expressa isso sempre”. Lembrou que precisamos desvincular o rótulo de que o “jovem chamado (a) torna-se ‘velho’ para o mundo”. Lembrou a todos ainda da Missa de abertura do processo de beatificação e do tribunal para a causa do Servo de Deus, pe. Aloisio Boeing scj, que acontece dia 17 de maio as 19h na Catedral em Joinville: “tivemos um pai que nos ensinou diariamente a amar o Sagrado Coração de Jesus e nos deixou esta linda herança”.

Padroeiros
Os trabalhos tiveram sequência com o seminarista de filosofia Tiago Araújo e a jovem da MDJ Marcia Jamoski, que organizaram o momento dos estudos e apresentação dos padroeiros EJD 2013: Frei Galvão, Dulce dos Pobres, Beata Albertina, Santa Paulina e Pe. Dehon. Cada jovem veio para o encontro com seus estudos pessoais sobre os padroeiros, e foram divididos em 5 grupos de acordo com a peça do quebra-cabeça de cada padroeiro que tinham em mãos.

Uma adoração eucarística foi realizada e lindos e fortes momentos vividos com a condução do Pe. Jairson, Frater Tafarel e Frater Itaianan. Após o jantar, os jovens participaram de um terço luminoso em um dos campos de futebol do Seminário. Um coração foi formado por tochas onde a cada Ave-Maria, o jovem ascendia sua vela (chama da esperança). As palavras do seminarista de filosofia Rodrigo Bento, que motivou os jovens no início, foram ao coração de todos que intensamente viveram o momento.

Uma partilha sobre o amor foi realizada na sequência, onde Pe. Jairson destacou as “pistas para encontrar o amor” e assim finalizaram-se os trabalhos do sábado, dia 27 de abril.

No domingo, a reflexão já iniciou com uma linda oração da manhã conduzida pelo frater Tafarel. A cada oportunidade os jovens eram levados a refletir e pensar sobre a realidade e os passos em direção ao amor como, por exemplo, no café da manhã onde a lembrança deixada sobre a mesa havia uma citação do documento de Aparecida: “Conhecer a Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas, e fazê-lo conhecido com nossa palavra e obras é nossa alegria. (DAp 29)”.

A partir desse momento, de uma maneira muito concreta “nossos olhares se voltam para Taubaté e o EJD na ordem prática, de fazer acontecer”, como destacou Tiago que juntamente com Rodrigo e Marcia motivaram um momento de trabalhos em grupo, dinamizando a escolha de algumas músicas que expressam a religiosidade, cultura e festas em nossa província. Paralelamente, cada grupo foi “imaginando” junto uma apresentação cultural que envolva a todos e expresse nosso jeito de ser dehoniano e por consequência, ser Igreja.

Às 10h do domingo, os trabalhos foram suspensos para a participação na Santa Missa com toda a comunidade de Corupá, presidida pelo superior provincial, Padre Donizeti e concelebrada por Padre Jairson e Padre Nilson (diretor da casa). Padre Donizeti destacou a importância da presença dehoniana bem como, toda a formação desenvolvida, e que há uma grande expectativa sobre a JMJ Rio 2013. “Nossa juventude está reunida e igual a juventude marista, franciscana, salesiana, se prepara para seu encontro como congregação e após o encontro com todos os jovens no Rio. Sempre com os olhos voltados para Cristo”, disse ele que ao final proferiu a benção de envio a todos os jovens.

Ao final da celebração, os trabalhos foram retomados e decidiu-se montar um grupo paralelo que em sintonia com todos, irá pensar, organizar e dinamizar a apresentação cultural. Finalizando, Padre Jairson apresentou dados financeiros e na sequência agradeceu o empenho de todos na organização, participação e entrega aos encontros pedindo a Deus a benção para todos. Um almoço finalizou e cada um retornou a sua cidade com o gostinho de que o EJD e JMJ 2013 serão encontros inesquecíveis!!

Agora que venha julho, que venha o EJD Brasil e JMJ Rio 2013. A Juventude Dehoniana da BRM está ansiosa para apresentar ao mundo o seu jeito de ser dehoniano, de ser Igreja, de buscar a Cristo e por consequência, a sua maneira em tornar o mundo melhor.

Por Vanderlei João Cordeiro, da equipe provincial Juventude Dehoniana BRM
e Giorgio Sinestri, scj. da Juventude Dehoniana Brasil

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email