Juventude de Novo Hamburgo (RS) a caminho da missão

Juventude de Novo Hamburgo (RS) a caminho da missão

novo_hamburgo_missao

A programação se realizou das 9h às 17h. O objetivo principal da iniciativa foi mobilizar os jovens da diocese a participarem das Semanas Missionárias, que vão ocorrer em todas as paróquias ao longo do ano. Após a missa de encerramento, o bispo diocesano, dom Zeno Hastenteufel, enviou os jovens para a missão. Ele ressaltou a preocupação da Igreja em trazer a juventude para perto de Cristo e reforçou o papel dos jovens nas Semanas Missionárias, com a busca daqueles que estão afastados.

Em sintonia com o tema “Jovens na Igreja e no Mundo” e o lema da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013 “Ide e fazei discípulos todos os povos” (Mt 28,19), a proposta de evangelização teve momento marcado pela oração e reflexão para o encontro com Jesus Cristo.

Divididos em dois grupos, separados por faixas etárias, a juventude católica se reuniu em dois ambientes. O trabalho do primeiro grupo, com quase 500 jovens entre 13 e 17 anos foi construído sob a perspectiva de três eixos temáticos: resgate da realidade na qual o jovem está inserido; a motivação missionária; e a proposta missionária na diocese, no estado e no País. Durante o encontro, houve peças de teatro para motivar os jovens em seus debates. Na opinião de um padre da diocese, a experiência mostrou que, independente dos grupos onde os jovens participem, Jesus é quem une a juventude da diocese.

O segundo espaço esteve sob a responsabilidade do padre César Augusto Worst e teve três miniconferências. O projeto do Conselho Missionário Diocesano (COMIDI) para os jovens universitários e a organização do Setor Jovem foram os temas apresentados pelos padres Edson Thomassim e Miguel Arnold.

Na segunda parte do retiro, o jovem médico André Braun, 27 anos, do CLJ da Paróquia Senhor Bom Jesus de Taquara, conduziu as atividades em duas etapas: como ser missionário na universidade e no campo profissional. Ele mencionou que são esses os dois segmentos para o leigo viver seu sacerdócio e, por isso, a vida espiritual não pode ser excluída desses ambientes. “O jovem não deve se omitir em relação à sua fé. Ele tem de transportar sua formação cristã, ou seja, sua vida sacramental, para o cotidiano e praticá-la, de fato, no dia-a-dia com seu testemunho”, enfatizou.

Por último, a palestra “O missionário jovem frente ao materialismo, relativismo e hedonismo” contou com a assessoria do padre César Worst. “A finalidade foi apresentar Cristo Ressuscitado como discernimento para a vida e impulsionar o jovem a ser sal, fermento e luz dentro da Igreja e no mundo”, destacou.   

Com informações de Dorcelina Gomes – jornalista e assessora de imprensa da Diocese de Novo Hamburgo
E-mail: diocesano@mitranh.org.br
MSN: dorce.dorce@hotmail.com

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email