Juventude de Anápolis (GO) recebe símbolos da JMJ

Juventude de Anápolis (GO) recebe símbolos da JMJ

anapolis

Mas aí você se pergunta, “o que é Bote Fé”? O ‘BOTE FÉ’ é um conjunto de ações que une a todos em volta da visita da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora, doados pelo papa João Paulo II à juventude em 1985, e visitam as dioceses dos países sede da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). No caso do Brasil, em 2013 acontecerá a JMJ no Rio de Janeiro, evento que reunirá milhões de jovens advindos de todas as partes do mundo.

Em Anápolis, o Bote Fé marca a celebração de uma mensagem própria que estes símbolos carregam e proporcionam situações propícias para o desenvolvimento da evangelização da juventude em cada realidade.

A diocese vem se mobilizando para a chegada da Cruz e do Ícone desde o início do ano, propondo formações, uma série de encontros reflexivos para a preparação espiritual e ações sociais desenvolvidas pelos próprios jovens de acordo com as necessidades específicas de suas comunidades.

anapolis_sustentavelSustentabilidade
O Setor Juventude decidiu criar um ambiente consciente no Bote Fé Anápolis. Durante o lançamento do evento para a imprensa no dia 11, os kits foram entregues em ecobags e o arranjo de mesa, um girassol foi doado a cada um dos presentes para serem replantados em suas residências ou locais de trabalho.

Após os quatro dias de Bote Fé (30 e 31 de maio, na acolhida da cruz e do ícone, e na Jornada Diocesana da Juventude, em 2 e 3 de junho) será medida a emissão de gás carbônico lançado na atmosfera, e em parceria com a prefeitura municipal, através da secretaria de meio ambiente haverá o plantio de mudas, para ressarcir o meio-ambiente com as perdas efetuadas no evento.

Dessa forma, o Setor Juventude tenta alertar a diocese para a importância da sustentabilidade e mostra na prática, que os jovens podem ser conscientes com práticas simples e eficazes.

Programação
Para o dia 30 (quarta-feira), os símbolos chegarão às 10h e seguirão em carreata pelas avenidas Brasil e Goiás, até a Catedral do Senhor Bom Jesus, onde será celebrada uma missa às 12h. Após a celebração, instituições sociais como a Casa Bethânia (para portadores do vírus HIV), Centro de Reinserção Social e casas de recuperação receberão a visita da Cruz e do Ícone. Já às 20h se inicia uma vigília na Catedral, que se estenderá até as 7h do dia 31.

No dia 31 (quinta-feira), às 8h30, os estudantes terão um momento especial na Praça Abílio Wolney, com muita animação, oração e conscientização sobre problemas como as drogas. Às 15h acontece na Praça Sant´Ana, o momento da misericórdia, via-sacra meditada e missa campal com todos os padres da diocese. Após essas atividades, a Cruz e o Ícone, seguem para a diocese de Luziânia.

No dia 2 (sábado), os jovens da diocese farão uma exposição das ações sociais, às 15h, na Praça da Câmara Municipal, e as 20h acontece o luau, no Parque Ipiranga, com o cantor Davidson Silva (MG).

Já no dia 3 (domingo), os jovens terão um dia inteiro, no Colégio São Francisco, com intensas atividades que vão de shows de humor com o grupo católico Rir é um Santo Remédio (SP), palestras com o criador da logo oficial da JMJ, Gustavo Huguenin (RJ) e uma diversidade musical para todos os gostos: Comunidade Nova Aliança, DJs Sacramix (PR) e Banda Dominus (MG).

Todas as atividades são de entrada franca, exceto, no domingo, onde será cobrada uma taxa simbólica de R$ 5,00.

Da Diocese de Anápolis

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email