Juventude carismática no Carnaval do Maranhão

Juventude carismática no Carnaval do Maranhão

A Renovação Carismática Católica (RCC) do Maranhão realizou Encontros de Carnaval em 32 municípios do estado, entre os dias 10 e 12 de fevereiro. Todos com o lema “Se creres, verás a glória de Deus” Jo 11,40. Entre os encontros mais antigos e numerosos estão o Festival Minha Vida tem Sentido, que acontece há 23 anos, em Imperatriz; Alegrai-vos, em Caxias, que  reúne milhares de fiéis pelas ruas da cidade atrás do trio elétrico e o Rebanhão, que acontece há 21 anos na capital maranhense.

“Completamos a maioridade com um evento que já se tornou esperado no carnaval ludovicense, não somente pelos membros da Renovação Carismática Católica, mas por toda a Igreja, movimentos, pastorais, novas comunidades e foliões adeptos ao nosso carnaval alternativo”, enfatizou diácono Francisco Camêlo, coordenador da RCC no Maranhão e do Rebanhão, em São Luís.

O destaque para todos os eventos da RCC no estado é a majoritária participação dos jovens, que têm a cada ano aumentado o rebanho dos fiéis foliões que optam por brincar o carnaval de uma maneira diferente.

Nesse ano, de modo especial, a juventude será contemplada em dois momentos importantes para a Igreja do Brasil, a Campanha da Fraternidade (CF 2013), que iniciou na quarta-feira de cinzas, junto com a Quaresma, e a Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro, com a presença do Papa no Brasil.

Mariane Rosa, 16 anos, participou pela primeira vez do Rebanhão de São Luís (MA) e estava presente no momento da consagração da juventude a Deus, feita por Lázaro Praxedes (RS), que pregou neste ano no encontro. “Eu ia quando pequena com minha mãe e nesse ano me engajei no movimento por espontânea vontade. Foi maravilhoso o Rebanhão! Vivi momentos de tanta diversão e alegria, que não quero perder mais nenhum!”, confessou Mariane.

Liara Paiva, de Caxias, passou o carnaval também atrás do trio elétrico do Alegrai-vos e disse que não perde por nada. “É bom demais passar o carnaval com o Senhor”, reforça.

Além dos jovens, as crianças têm recebido uma atenção especial por parte das organizações do evento. Durante o Rebanhão, em São Luís, uma media de 200 crianças participaram do Rebanhãozinho, e arrancaram lágrimas de emoção dos pais ao realizarem a Coroação de Nossa Senhora. “São as crianças aprendendo desde cedo o valor e importância da fé”, enfatizou emocionada Adriana Duarte, radialista que levou os filhos de 8 e 6 anos para participarem do evento.

Segundo a coordenação estadual da RCC, a proposta com os eventos de carnaval é louvar a Deus com alegria, mas também contribuir para que os números das estatísticas divulgadas após o carnaval, no Maranhão, não sejam apenas os das mortes ou acidentes nas estradas, mas se contabilize o número de eventos que resultaram em saldos positivos para a sociedade.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email