Jumas realiza Fórum Nacional de lideranças

Jumas realiza Fórum Nacional de lideranças

Líderes do JUMAS e assessores reunidos no IX Fórum Nacional

Representantes da Juventude Masculina de Schoenstatt (Jumas) de todo o Brasil, estiveram presentes no IX Fórum Nacional, que aconteceu no Santuário de Schoenstatt Puer et Pater, em Itaara/RS,  de 7 a 10 de setembro. O evento  , reuniu em torno de 80 jovens, acompanhados por seus assessores: Pe. Afonso Wosny, Pe. Clodoaldo Kamimura, Pe. Ailton Brito, Pe. Julio Rodrigues e Ir. Manfred Worlitschek, além dos seminaristas Gabriel Oberle e Filipe Araujo.

O Fórum teve como objetivo refletir e decidir sobre os rumos e aspirações da juventude durante o próximo ano. Os jovens participantes foram protagonistas e autônomos em todas as discussões, que tinham a representatividade dos líderes de ramo, das secretarias regionais e nacional, com poder de voto nas plenárias. No primeiro dia, os rapazes tiveram a oportunidade de conhecer a casa e o túmulo do Diác. João Luiz Pozzobon, que iniciou a Campanha da Mãe Peregrina, com as conhecidas imagens da Mãe e Rainha que visitam milhões de famílias no Brasil e no mundo.

Inspirados pelo protagonismo de Pozzobon, os jovens fizeram um trabalho de grupos para refletir e propor ações para os seis temas levados pelos regionais: Paternidade espiritual, Ano Kentenich, Estilo de Vida, Missão Cristo Tabor, projeto “Mudo o mundo” e formação contínua de dirigentes.

Líderes reunidos em grupo, planejando ações par os temas enviados pelos regionais.

Os líderes e dirigentes do Jumas Brasil também redigiram uma carta para o Sínodo dos Bispos sobre a juventude, falando um pouco sobre sua identidade, seus anseios e preocupações. Outra importante conquista do fórum foi a descoberta em conjunto, sob a luz do espírito santo, de um novo lema que será a aspiração da juventude a partir de agora: “Como Kentenich, portadores de Cristo”.

A Juventude Masculina faz parte do Movimento Apostólico de Schoenstatt e está presente em vários estados do Brasil, tendo como ideal nacional a frase: “Vinculados por Maria, Fogo do Cristo Tabor”.

Por Zambolin Castanho

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email