JUFRA discute os riscos do extrativismo

JUFRA discute os riscos do extrativismo

A Jornada Franciscana Nacional pelos Direitos Humanos chega na sua quarta realização. Neste ano, a partir da Campanha da Fraternidade (CF) 2013 e da caminhada dos últimos anos da Subsecretaria Nacional de Direitos Humanos, Justiça, Paz e Integridade da Criação, será trabalhado o tema: Mineração e Direitos e o lema: Missão, Fraternidade e Vida.

Com intuito de debater a prática no Brasil do extrativismo, que é a apropriação de grandes volumes de recursos naturais, por formas intensivas e que, em sua maior parte, são exportados como matérias primas aos mercados globais, atingindo povos indígenas, quilombolas, comunidades tradicionais, agricultores, sendo a base que permite o consumismo predatório e a concentração dos bens comuns da natureza, a Juventude Franciscana (JUFRA)elaborou  juntamente com Ibase, Afes e Sinfrajupe, uma cartilha para ajudar na reflexão sobre esse tema.

Ela será disponibilizada na Internet e enviada a cada fraternidade, sendo composta por quatro encontros: 1: Mineração; 2: Direitos; 3: Pós extrativismo; 4: Fraternidade e Vida; e de uma proposta concreta que será melhor explicada posteriormente.

Além disso, haverá uma página no blog do movimento com canal de vídeos e publicações para aprofundar ainda mais nesta temática.

Toda a Família Franciscana, as organizações parceiras e a sociedade civil, foram convidadas a se juntarem à JUFRA para que, nesta IV Jornada, possa ter uma reflexão e que as ações comunguem com a agenda da sociedade brasileira, movimentos sociais, pastorais e CNBB, na luta contra as injustiças deste modelo depredador de desenvolvimento.

Acompanhem os trabalhos em: http://www.dhjupic.blogspot.com.br/

Por: equipe de comunicação da JUFRA

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email