Jovens universitários se reúnem em Belém e testemunham importância da missão

Jovens universitários se reúnem em Belém e testemunham importância da missão

O Ministério Universidades Renovadas (MUR) da Renovação Carismática Católica (RCC) vai comemorar 20 anos de existência em 2014, mas já acontem os preparativos em todo país. Um destes momentos sãos os encontros regionais ocorridos neste mês de novembro.

Na região norte, o Encontro Regional de Jovens e Encontro Regional Universidades Renovadas da Região Norte (ERJ/ERUR) aconteceu de 14 a 17 de novembro, na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), em Belém (PA), e reuniu cerca de 400 jovens e universitários. Aconteceu ainda, pela primeira vez, a Mostra Científica com apresentação de trabalhos acadêmicos.

Desde a quinta-feira, 14, as caravanas foram acolhidas e o clima de unidade e alegria tomava conta dos “sentinelas” do Ministério Jovem (MJ) e dos “luquinhas” (MUR), que foram alojados na própria UFRA. Pela primeira vez também, os dois ministérios se uniram em em um só lugar.

De acordo com a articuladora regional do MJ no norte, Luciana Belúcio, este foi um passo de ousadia em Deus: “Os frutos já podem ser percebidos e a convivência entre os coordenadores estaduais dos dois ministérios ficou ainda mais intensa”.

O Arcebispo de Belém e assessor eclesiástico da RCC Brasil, Dom Alberto Taveira, esteve presente na acolhida aos participantes e presidiu uma Santa Missa. Durante a homilia, salientou que é necessário antecipar a realidade do céu aqui na terra, amando a Deus e aos irmãos, e distinguiu conhecimento de sabedoria. Ao citar os atuais conflitos no Oriente Médio, em que a inteligência é utilizada para o mal, ele ressaltou a atitude do Papa Francisco quando levou a Igreja à oração e ao jejum.

Atividades específicas dos ministérios

Em alguns momentos, houve atividades próprias de cada ministério. No sábado, 16, o MJ teve pregação sobre a dimensão pessoal de Pentecostes, com o tema “A alegria da jovem Maria”, enquanto o MUR abordou o tema “E seremos irmãos verdadeiros cristãos para sempre”, com foco na importância do Grupo de Oração Universitário (GOU).

Em seguida, foi a vez dos workshops. Os sentinelas receberam formação sobre o papel do MJ na RCC. Já os luquinhas foram divididos por grupos profissionais e de cursos universitários e falaram de temáticas como o surgimento do MUR e dos Grupos de Partilha de Profissionais. No domingo, 17, os jovens ouviram pregação sobre a dimensão comunitária e social de Pentecostes. Já para os universitários e profissionais, os assuntos abordados foram a santificação pessoal e o olhar profético do ministério.

Ir além

Segundo a organização do evento, a partir do ERJ/ERUR, os participaram renovaram a necessidade da missão e partilharam sobre a urgência de se constituirem mais jovens missionários para a Igreja, que sejam testemunho vivo do amor de Deus, em todos os lugares.

A missionária da missão Marajó, Katiane Fonseca, testemunhou que já muito medo em se colcoar para a missão por medo, mas garante que essa situação mudou: “Se o Senhor te chamou, segue em frente, pois Ele capacita”, afirma.

Já o diretor espiritual do Ministério Jovem, Padre Alex Cordeiro, pede aos jovens que não tenham medo e nem fiquem “trancados” na Igreja e os motivou a transformada a realidade da juventude de hoje pelo testemunho dos participantes.

O coordenador nacional do MUR, Lucas Torres, destacou que já é o momento de se lançar com mais coragem, “de sonhar mais alto, sonhar com toda a nossa sala de aula indo pro GOU”. Para ele, mais do que uma opção em ser de um GOU ou de um ministério, deve-se ter a consciência de que é preciso levar Jesus a quem não O conhece. Lucas citou ainda Papa Francisco quando declarou que “quando colocamos Cristo no centro de nossas vidas, vemos nascer asas de esperança, que nos fazem percorrer com alegria o caminho do futuro”.

Mais informações no blog do ERJ/ERUR.

Da redação, com Ministério de Comunicação Social RCCBELÉM

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email