Jovens da Diocese de Joinville se mobilizam para participar da Jornada Mundial da Juventude

Publicado em 28 de abril de 2018 Por Seja o primeiro a comentar!

Na noite do último domingo (22), jovens da Diocese de Joinville que se preparam para participar da 32ª edição da Jornada Mundial da Juventude no Panamá tiveram sua primeira reunião de planejamento. A JMJ será realizada entre os dias 22 e 27 de janeiro de 2019, na Cidade do Panamá, capital do país. É a primeira vez que o evento, organizado pelo Vaticano, será realizado na América Central.

Segundo o Coordenador Diocesano de Pastoral, padre Joel Sávio, a intenção primeira não era formar um grupo diocesano, mas monitorar os grupos que já estavam organizados para a participação na Jornada. “Tínhamos a informação de alguns grupos de jovens que estavam se articulando para participar. Nossa intenção era monitorar esses grupos, auxiliando com informações e facilitando a captação de recursos. Porém, fomos encontrando grupos desanimados e com muitas dificuldades, desistindo da participação. Era hora de agir de forma objetiva com esses jovens. Chamamos para uma roda de conversa todos os interessados. Hoje já temos uma lista com 25 deles e esse número tende a aumentar”, frisa o padre, que será o coordenador do grupo de peregrinos.

O atual grupo que está sendo formado é composto por jovens de várias paróquias da Diocese. O objetivo do grupo é formar uma delegação mista, com representantes de vários grupos, idades e identidades eclesiais. “Temos jovens que participam a muitos anos de grupos, retiros, encontros e temos também jovens que estão iniciando sua caminhada eclesial. O desafio é juntar todas essas experiências. Acreditamos que esse é o caminho para a renovação da missão evangelizadora junto à juventude”, afirma o sacerdote.

Um dos maiores desafios é o investimento financeiro para a participação desses jovens no evento. Segundo os organizadores, para cada jovem, o investimento girará em torno de R$ 4.500. Dentro dessa planilha, estão despesas com transporte aéreo e terrestre, hospedagem e inscrição para a JMJ. “É o nosso maior desafio. Temos jovens no grupo que trabalham diariamente para pagar seus estudos e despesas pessoais e que não têm dinheiro sobrando para viajar. Porém, têm o desejo de ir para a Jornada. Queremos colaborar com esses jovens, e vamos trabalhar forte para levar todos eles”, declara Jaqueline Batista, jovem da Paróquia Nossa Senhora de Salete, integrante da equipe de coordenação.

Saiba +

Panamá lança campanha internacional para inscrição de peregrinos da JMJ

Hino Oficial da JMJ em língua portuguesa

Calendário de eventos será montado

Para facilitar a captação de recursos, um calendário de eventos está sendo montado pela equipe. Dentre as atividades propostas estão a promoção de “ações entre amigos”, café colonial e almoço premiado. “Estes são eventos que envolvem a família dos jovens e as comunidades das quais eles fazem parte”, lembra Jaqueline.

Outra atividade articulada pela equipe será a realização de um campeonato de futsal, o Fair Play (jogo limpo). “Os times poderão ser formados entre os Grupos de Jovens existentes na diocese. Já tivemos outros campeonatos como esse e foi um sucesso. Vamos repetir a atividade e queremos trazer novidades”, comenta o jovem Alexandre Taufenbach, também da equipe de organização.

Padres em campo

A ideia que mais animou os organizadores do campeonato foi a possibilidade de realizar um jogo-exibição com um time formado apenas por padres que jogam futebol enfrentando uma equipe convidada. “Nosso sonho é que seja um jogo entre os padres e um time formado por ex-jogadores do Criciúma. Vamos trabalhar para que isso aconteça”, lembra Alexandre.

Jovens da Diocese de Joinville fazem primeira reunião de preparação à JMJ.

Jovens da Diocese de Joinville fazem primeira reunião de preparação à JMJ.

Por Diocese de Joinville

/tags

/leia mais

/deixe seu comentário

/redes-sociais

/siga nossas redes sociais